Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

'Crónica dos Bons Malandros' prepara 'assalto' à Gulbenkian

A adaptação televisiva da "Crónica dos Bons Malandros", livro de Mário Zambujal editado há 40 anos e que há 36 chegou ao cinema pela mão de Fernando Lopes, tem estreia marcada para hoje à noite, na RTP1.

'Crónica dos Bons Malandros' prepara 'assalto' à Gulbenkian
Notícias ao Minuto

07:06 - 02/12/20 por Lusa

Cultura Cultura

A 'nova' "Crónica dos Bons Malandros", que soma oito episódios, conta com realização de Jorge Paixão da Costa.

Para interpretar a quadrilha que, na história original de Mário Zambujal, decide roubar uma coleção de joias na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a série de ficção conta com as interpretações de Maria João Bastos, Adriano Carvalho, Marco Delgado, Rui Unas, José Raposo, Joana Pais de Brito e Manuel Marques.

"Na Lisboa dos anos 80, numa cidade com quase um milha~o de habitantes, com o FMI em Portugal, Eriksson no Benfica e Futre no Sporting, Armando Gama no Festival da Canc¸a~o e O Tal Canal, na RTP, mergulhamos a fundo na histo´ria inso´lita de sete assaltantes carisma´ticos", lê-se na sinopse.

O argumento da série de comédia é de Mário Botequilha e do próprio Mário Zambujal que, na obra, dedica cada capítulo a um dos elementos do bando liderado pela personagem Renato, o Pacífico.

Com produção da Ukbar Filmes e da Moonshot Pictures, a série, que foi gravada em agosto e setembro deste ano na Fundação Calouste Gulbenkian, é exibida às quartas-feiras, na RTP1, e ficará também disponível 'online', na RTP Play.

O livro "Crónica dos Bons Malandros" foi publicado originalmente em 1980, e tornou-se num sucesso de vendas, somando mais de trinta reedições.

Ainda na década de 1980, em 1984, Fernando Lopes assinou uma adaptação da obra para cinema, com a participação, entre outros, de João Perry, Lia Gama, Maria do Céu Guerra e Nicolau Breyner.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório