Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Já é conhecido o vencedor do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Mónica Vieira-Auer, que reside na Alemanha, venceu a 2.ª edição do prémio com a obra 'A Parte pelo Todo'.

Já é conhecido o vencedor do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro
Notícias ao Minuto

11:09 - 22/10/20 por Notícias ao Minuto

Cultura Prémio

Mónica Vieira-Auer, que reside na Alemanha, é a vencedora da 2.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Criado no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas, o prémio deste ano destacou a obra de poesia 'A Parte pelo Todo', que foi selecionada entre 15 candidaturas que chegaram de diversos cantos do mundo, nomeadamente da Alemanha, Bélgica, Colômbia, França, Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá.

O júri, presidido pelo académico Carlos Reis e integrado pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes e a professora universitária Fátima Marinho, destacou, em relação à obra vencedora, "a representação de um universo pessoal com grande carga de autenticidade, temperada por uma certa contenção e, a espaços, por discretas notações irónicas; configuração de um ritmo poético formulado em versificação de alargada discursividade, episodicamente dotada de um certo impulso narrativo; desenvolvimento de uma imagística muito sugestiva, em sintonia com a evocação de vivências de um quotidiano investido de dimensão poética".

Em nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros detalha que Mónica Vieira-Auer nasceu em Espinho e licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou o percurso profissional como professora no ensino básico e secundário e como tradutora de alemão.

Mais tarde, em 1992, foi viver para a Alemanha, onde lecionou Português Língua Estrangeira em várias universidades da Baviera e em instituições de educação e formação de adultos. Ainda de acordo com o comunicado, Mónica é, desde 2010, docente de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga.

A portuguesa vai receber 5 mil euros e, no próximo ano, o seu trabalho será publicado pela editora pública portuguesa, Imprensa Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório