Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Um português entre os nomeados aos Óscares

Foram hoje anunciados os nomeados à 86.ª edição dos prémios da Academia de Cinema, mais conhecidos como Óscares. Os candidatos foram, de forma geral, revelados sem surpresas, mas na categoria de melhor curta-metragem de animação consta o nome do realizador português nascido em Cabo Verde, Daniel Sousa.

Um português entre os nomeados aos Óscares
Notícias ao Minuto

14:12 - 16/01/14 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Nomeação

‘Feral’, de Daniel Sousa, realizador português nascido em Cabo Verde, está nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, anunciou hoje a Academia de Cinema dos Estados Unidos.

A curta-metragem de animação de Daniel Sousa e Dan Golden está nomeada no mesmo leque de ‘Room on the Broom’ de Max Lang e Jan Lachauer, ‘Possessions’ de Shuhei Morita, ‘Mr. Hublot’ de Laurent Witz e Alexandre Espigares e ‘Get a Horse!’ de Lauren MacMullan and Dorothy McKim.

‘O Lobo de Wall Street’, de Martin Scorcese, aparece entre os nomeados para melhor filme, juntamente com ‘Gravidade’ do mexicano Alfonso Cuarón, ’12 Anos Escravo’ de Steve McQueen, e ‘Golpada Americana’ de David O. Russel.

Relativamente às interpretações, Leonardo DiCaprio, Christian Bale, Matthew McConaughey e Chiwetel Ejiofor lideram as nomeações para melhor ator, ao passo que Cate Blanchett, Judi Dench e Meryl Streep encabeçam as de melhor atriz.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos anunciou esta semana que a cerimónia irá homenagear os heróis do cinema: "Os heróis da vida real, os super-heróis, os heróis mais conhecidos, os heróis da animação, tanto do passado como do presente, assim como os realizadores que lhes deram vida".

A cerimónia está marcada para 2 de março, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação da atriz Ellen DeGeneres.

Veja abaixo algumas das categorias:

Melhor Filme – ‘Golpada Americana’, ‘Capitão Philips’, ‘Uma História de Amor’, ’12 Anos Escravo’, ‘O Clube de Dallas’, ‘Filomena’, ‘Nebraska’ e o ‘Lobo de Wall Street’.

Melhor Ator – Christian Bale, Bruce Dern, Matthew McConaughey, Chiwetel Ejiofor, Leonardo DiCaprio.

Melhor Atriz – Amy Adams, Judi Dench, Cate Blanchett, Sandra Bullock, Meryl Streep.

Melhor Ator Secundário – Jonah Hill, Jared Leto, Barkhad Abdi, Bradley Cooper e Michael Fassbender.

Melhor Atriz Secundária – Sally Hawkins, Julia Roberts, Jennifer Lawrence, June Squibb e Lupita Nyong’o.

Melhor Realizador - David O. Russell (‘Golpada Americana’), Alfonso Cuarón (‘Gravidade’), Alexander Payne (‘Nebraska’), Steve McQueen (’12 Anos Escravo’) e Martin Scorsese (‘O Lobo de Wall Street’).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório