Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Vasco Branco homenageado em Aveiro no centenário do seu nascimento

O artista multifacetado e referência na cultura de Aveiro Vasco Branco vai ser homenageado com várias iniciativas, a propósito do centenário do seu nascimento (1919-2014), no âmbito das Jornadas Europeias do Património, revelou hoje fonte municipal.

Vasco Branco homenageado em Aveiro no centenário do seu nascimento
Notícias ao Minuto

23:42 - 22/09/20 por Lusa

Cultura Vasco Branco

O típico Bairro da Beira-Mar, em Aveiro, a vida dura dos marnotos e os artefactos, na faina e na laguna, foram "o grande tema da sua obra", na Literatura, no Cinema, na Cerâmica e na Pintura.

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e produzida pela "VIC Aveiro Arts House / Navalha", a celebração, entre sexta-feira e domingo, integra uma exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco e uma instalação desenvolvida a partir dos seus moldes cerâmicos.

Como ceramista deixou vários painéis em espaços públicos, em Aveiro, mas também em lugares mais longínquos, como o Almeida Memorial Hospital, no Japão, sendo outra das iniciativas das comemorações um itinerário pela sua obra pública, bem como uma mesa redonda sobre a sua obra.

O cinema vai estar também presente com duas sessões ao ar livre, em que serão projetados filmes do autor sonorizados ao vivo.

"Vasco Branco quis uma vida para lá da mediocridade e da ditadura de Salazar, e fê-lo de muitos modos e muitas artes. Tal como na Literatura, no Cinema de curta-metragem obteve numerosos prémios nacionais e internacionais, como a Menção Especial no Festival Internacional du filme Amateur de Cannes, festival cujo júri integrou posteriormente", segundo as notas biográficas divulgadas.

"Repleta de troféus e de encontros, a sala de cinema de sua casa, que voltou recentemente a acolher uma programação cultural através do projecto VIC // Aveiro Arts House, era sede cultural da resistência ao regime, onde se reuniam as figuras da cultura oponente, vindas também do Porto e Coimbra", completa o texto.

A dimensão literária de Vasco Branco é também assinalada, com uma leitura partilhada dos seus textos dramáticos e o lançamento do livro intitulado Legendas da Cidade Salgada, "que dá voz e imagem à intimidade do homem e da obra com a Cidade de Aveiro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório