Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Encontro de Concertinas da Barrenta vai ligar tocadores online

O Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta, uma aldeia serrana do concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, vai acontecer 'online', com atuações transmitidas pela internet no último sábado de setembro.

Encontro de Concertinas da Barrenta vai ligar tocadores online
Notícias ao Minuto

12:26 - 28/07/20 por Lusa

Cultura Música

Em 2019, o encontro levou mais de 500 tocadores e atraiu milhares de visitantes à pequena aldeia da Serra de Aire, onde vivem 38 pessoas. Impedida pela pandemia de realizar presencialmente a 19.ª edição, a organização anunciou hoje que a festa acontecerá 'online', através das redes sociais.

"Esta iniciativa promete ligar centenas de tocadores e respetivos grupos através dos seus lugares à pequena aldeia na Serra de Aire, com toda a segurança, evitando as habituais multidões que ali se deslocam", divulga, em comunicado, o Centro Cultural da Barrenta - Grupo Concertinas da Barrenta.

Para a organização, esta é uma forma das concertinas nacionais se mostrarem "ao mundo", permitindo a divulgação do trabalho dos grupos dedicados a este instrumento tradicional que, "em tempos de pandemia, não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação".

Segundo o Centro Cultural da Barrenta, esta será uma "forma especial" de assinalar o dia em que se realizaria a 19.ª edição do Encontro de Tocadores de Concertina, com um encontro agendado para 29 de setembro, às 17:00.

Em equação está ainda a realização de pequenas atuações ao vivo, nas aldeias vizinhas, "mas sem pôr em causa a segurança que as circunstâncias exigem", sublinha a organização, antecipando que a edição de 2020 será "inovadora" e ficará "na história como uma iniciativa nunca antes feita".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório