Em 2019, o encontro levou mais de 500 tocadores e atraiu milhares de visitantes à pequena aldeia da Serra de Aire, onde vivem 38 pessoas. Impedida pela pandemia de realizar presencialmente a 19.ª edição, a organização anunciou hoje que a festa acontecerá 'online', através das redes sociais.
"Esta iniciativa promete ligar centenas de tocadores e respetivos grupos através dos seus lugares à pequena aldeia na Serra de Aire, com toda a segurança, evitando as habituais multidões que ali se deslocam", divulga, em comunicado, o Centro Cultural da Barrenta - Grupo Concertinas da Barrenta.
Para a organização, esta é uma forma das concertinas nacionais se mostrarem "ao mundo", permitindo a divulgação do trabalho dos grupos dedicados a este instrumento tradicional que, "em tempos de pandemia, não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação".
Segundo o Centro Cultural da Barrenta, esta será uma "forma especial" de assinalar o dia em que se realizaria a 19.ª edição do Encontro de Tocadores de Concertina, com um encontro agendado para 29 de setembro, às 17:00.
Em equação está ainda a realização de pequenas atuações ao vivo, nas aldeias vizinhas, "mas sem pôr em causa a segurança que as circunstâncias exigem", sublinha a organização, antecipando que a edição de 2020 será "inovadora" e ficará "na história como uma iniciativa nunca antes feita".