"O nosso querido Zé Povinho faz hoje 145 anos!" A figura incontornável e representativa do povo português está, esta sexta-feira, de parabéns. A data é recordada e celebrada pelo Museu Bordalo Pinheiro que, no Facebook, conta um pouco da história de como tudo começou.
"No dia 12 de Junho de 1875, os leitores d'A Lanterna Mágica' deparavam-se com uma nova personagem nas páginas do seu jornal, sem nunca imaginarem que se tornaria umas das mais famosas imagens do imaginário nacional", começa por recordar o museu.
Partilhando igualmente a imagem com que Zé Povinho foi 'apresentado' aos portugueses, é ainda aproveitada a oportunidade para a explicar: "O Zé nasceu em pleno Santo António, e logo a ser 'intimado' por um miúdo a dar um tostãozinho p'ra cera do Santo".
Mas, Bordallo Pinheiro colocado pequenos 'truques' nesta representação: "Repare bem no miúdo: ele é, de facto, o Ministro da Fazenda (Finanças), António Serpa Pimentel, e o Santo é António... Maria Fontes Pereira de Melo, o Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro). E, já agora, repare também no Menino Jesus, que é o Rei D. Luís. A observar a cena está o chefe da polícia, de chicote em riste, pronto a intervir no caso de o Zé não querer dar a moedinha".
Em jeito de conclusão, o Museu considera que "estava assim definido o papel deste Zé Povinho - povo português: dar os seus tostõezinhos para santos que, às vezes, não são bem o que parecem..."
Leia Também: Bordallo Pinheiro e Casal Garcia unem-se para celebrar Santos Populares