Meteorologia

  • 11 JULHO 2020
Tempo
30º
MIN 19º MÁX 36º

Edição

Salão português nos EUA faz jantar 'drive-thru' em alternativa a festa

O salão português de Artesia, no condado de Los Angeles, organiza a 22 de maio um jantar 'drive-thru' em substituição da Festa da Bola, que foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19.

Salão português nos EUA faz jantar 'drive-thru' em alternativa a festa
Notícias ao Minuto

08:31 - 18/05/20 por Lusa

Cultura EUA

O jantar ao volante 'A Taste of Festa da Bola' permitirá à comunidade portuguesa local ter "um certo sabor da Festa, a sensação de que não desapareceu", disse à Lusa o presidente do salão Artesia Divino Espírito Santo, Paul Barcelos.

A Festa da Bola, que acontece sempre no final de maio, é o evento anual que atrai maior participação e gera as maiores receitas para o salão, chegando a juntar duas mil pessoas da comunidade portuguesa local nas festividades ligadas ao futebol.

A iniciativa do jantar pode incluir música no parque de estacionamento "para dar uma sensação mais próxima da Festa" e permitirá gerar receitas para o salão, que neste momento tem tudo parado de acordo com as restrições ordenadas pelas autoridades.

Paul Barcelos disse que o Artesia D.E.S. procedeu a uma redução de custos, mantendo um empregado que está a fazer manutenção e limpeza.

"Conseguimos sobreviver agora sem receitas porque estávamos numa posição sólida antes disto acontecer", explicou. "Mas não queremos estar numa posição em que não temos nenhum dinheiro".

Em condições normais, o salão teria o bar a funcionar para os membros durante o dia e festas regulares. "Quando não temos eventos nos fins de semana alugamos o espaço e não podemos fazê-lo agora", afirmou o presidente.

Mesmo com as novas regras que vão entrar em vigor na Califórnia, regulando a forma como os espaços de restauração poderão reabrir, Barcelos explicou que muitos dos clientes que o salão tem na zona de café são seniores "que gostam de se sentar uns com os outros a conversar", um ambiente que neste momento não seria recomendado.

No jantar de substituição da Festa da Bola, o primeiro neste formato desde que os ajuntamentos foram banidos por causa da pandemia de covid-19, o Artesia D.E.S. vai oferecer pratos de bifanas, camarão, arroz e batata fritas, com preços que variam entre os 7 e os 15 dólares.

"As pessoas estão com saudades destas comidas portuguesas", afirmou Paul Barcelos. "A segunda geração de emigrantes não sabe como fazer estas comidas em casa e muitos não têm visto os pais, por isso não têm comido nada português há algum tempo".

Se o evento correr bem, a intenção do Artesia D.E.S. é repetir o formato, estando já a pensar no Dia de Portugal "com bife à portuguesa e bacalhau" e depois nos santos populares.

"Estamos a pensar fazer algo fim de semana sim, fim de semana não", adiantou o responsável. "Em julho queremos fazer algo mais elaborado, talvez servir sopas, ter a banda vestida a rigor à medida que as pessoas vêm buscar a comida, algo para dar um ambiente de Festa", disse.

O presidente afirmou ainda que a comunidade portuguesa de Artesia "é muito coesa" e que se juntaria para garantir a sobrevivência do salão caso esta estivesse em causa por dificuldades financeiras.

"Sei que a nossa comunidade se chegaria à frente se houvesse problemas", disse. "No geral, a comunidade ajuda as pessoas que estão em dificuldades".

Os salões portugueses como o Artesia D.E.S. organizam Festas regularmente e pelo menos até julho estão todas canceladas devido à pandemia de covid-19. Só no ano passado foram realizadas mais de 100 Festas portuguesas na Califórnia.

O formato "drive-thru" é uma alternativa que também está a ser testada noutras partes do estado. A 30 de maio há um almoço de Sopas (pão ensopado em água de carne) com repolho, linguiça e batata em Tulare, vale central, pelo Clube Atlético Tulare Angrense.

A Califórnia está na segunda fase de combate à pandemia, com a reabertura de trilhos de caminhada e das praias para desporto e dos negócios não essenciais, que podem funcionar em formato de entregas à porta. A pandemia de covid-19 é responsável por cerca de 80 mil casos de infeção e mais de três mil mortos neste estado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório