Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Play It Safe celebra Dia Internacional do Jazz com programação especial

Uma programação de rádio com 24 horas, exclusivamente dedicadas ao jazz, é a proposta da plataforma Play It Safe para celebrar o Dia Internacional do Jazz, que se assinala na quinta-feira.

Play It Safe celebra Dia Internacional do Jazz com programação especial
Notícias ao Minuto

18:40 - 29/04/20 por Lusa

Cultura Jazz

Ao todo vão ser quatro concertos ao vivo e vários programas de rádio transmitidos através da página playitsafe.pt. A responsabilidade das escolhas é da Porta-Jazz, que foi convidada pela Gig Club e a Omnichord Records, responsáveis pela Play It Safe, para fazer a curadoria da primeira emissão especial da plataforma. 

"O jazz é um dos principais géneros fundadores da música e tem menos destaque nos canais generalistas. Se estamos numa altura em que as pessoas parecem mais dispostas a ouvir música, porque não levá-la a conhecer coisas novas?", disse à agência Lusa João Afonso, da Gig Club.

A partir das 00:00 de 30 de abril e até ao fim do dia de quinta-feira, haverá quatro concertos ao vivo e toda a 'playlist' será composta por jazz.

A Porta-Jazz convidou os artistas Nuno Trocado, José Pedro Coelho, Eurico Costa e João Guimarães para atuarem ao vivo na Play It Safe, projeto que incentiva o público a pagar aos músicos pelo seu trabalho, atenuando o contexto de precariedade criado pela paralisação decorrente do combate à pandemia de covid-19.

"O jazz merece, como todo os outros géneros, destaque. Esta é uma oportunidade única para o reconhecer", sublinha João Afonso, que acredita ser este um contributo para "aos poucos", conquistar ouvintes para o jazz.

A nível global, a página do Dia Internacional do Jazz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), vai transmitir um concerto com o painista Herbie Hancock, como anfitrião, e com um cartaz que vai de Jane Monheit a John Scofield.

O concerto, que vai ter início às 19h00 de quinta-feira (20:00 em Lisboa), deveria realizar-se na Cidade do Cabo, na África do Sul, mas passou para o digital, devido à pandemia de covid-19, da mesma maneira que múltiplas outras iniciativas de comemoração do jazz enquanto género musical e expressão artística.

O cartaz inclui John McLaughlin, Jane Monheit, Alune Wade, John Beasley, Ben Williams, Lizz Wright, John Scofield, Igor Butman, Evgeny Pobozhiy, Youn Sun Nah, A Bu, Dee Dee Bridgewater, Dianne Reeves e Joey DeFrancesco, entre outros.

Ao longo do dia, haverá várias atividades educativas, nas seis línguas oficiais das Nações Unidas, a que é possível aceder gratuitamente, também através da página da UNESCO.

A UNESCO e Herbie Hancock lançaram ainda um apelo a nível mundial para que fossem enviadas mensagens a expressar solidariedade para com todos aqueles que se viram atingidos pela pandemia de covid-19.

Em Portugal, segundo a página do Dia Internacional do Jazz, haverá outras atividades inseridas na comemoração: o cantautor Bruno Walter Ferreira e o seu projeto BWF vão lançar o vídeo "Cantiga do Vírus", a associação cultural Mákina de Cena, de Loulé, vai divulgar 'online' as gravações da residência artística West Sessions de 2018, a açoriana MiratecArts também vai assinalar o dia, enquanto o programa radiofónico 'Os Sabores do Jazz', na RDP Açores, também se vai dedicar ao dia internacional.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório