Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

ARCOlisboa cancela edição deste ano e marca próxima para 2021

A edição deste ano da feira de arte contemporânea ARCOlisboa, que se devia realizar em maio, foi cancelada pelos organizadores, devido à covid-19, tendo a nova data sido já marcada para 13 a 16 do mesmo mês de 2021.

ARCOlisboa cancela edição deste ano e marca próxima para 2021
Notícias ao Minuto

11:00 - 17/04/20 por Lusa

Cultura Covid-19

"A ARCOlisboa vai realizar a sua próxima edição de 13 a 16 de maio de 2021 na Cordoaria Nacional", anunciou hoje na capital espanhola a Feira Internacional de Madrid (IFEMA), que organiza o evento conjuntamente com a Câmara Municipal de Lisboa.

A IFEMA acrescenta que o adiamento é o resultado de uma "decisão consensual" aprovada pelo comité organizador da feira e por vários agentes envolvidos na organização do evento.

A decisão é tomada depois de a diretora da ARCOlisboa, a espanhola Maribel López, ter falado com todos os interessados, nomeadamente as galerias que normalmente expõem, à procura de possíveis opções para a feira se realizar ainda este ano.

A 5.ª edição da ARCOlisboa deveria realizar-se de 14 a 17 de maio próximo, na Cordoaria Nacional, com a presença de centenas de artistas, representantes de galerias, colecionadores, comissários e outros profissionais e instituições do meio.

"Tendo em conta que não é possível confirmar hoje que nas datas previstas estarão reunidas as condições adequadas para garantir a saúde dos expositores e visitantes, todas as partes concentrarão os seus esforços na próxima edição da ARCOlisboa", de acordo com a nota de imprensa distribuída.

A IFEMA também adianta que a organização está atualmente a "trabalhar em diferentes alternativas 'online'" para dar a maior e melhor visibilidade às galerias da ARCOlisboa.

A feira, que se realiza anualmente, desde 2016, na capital portuguesa, reuniu no ano passado 71 galerias de arte contemporânea, sobretudo de Portugal e de Espanha, visitadas por 11 mil pessoas.

O certame - o único no género de âmbito internacional que se realiza em Portugal - tem vindo a afirmar-se um ponto de um ponto de encontro de artistas, colecionadores, galeristas, curadores e público em geral, e conta com a participação de museus, galerias e outros espaços culturais e instituições ligadas ao universo da arte contemporânea de Lisboa.

Portugal, assim como a maior parte dos países, tem em vigor medidas muito estritas de confinamento social e coloca dificuldades à movimentação de pessoas no seu território.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.

Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia publicado na quinta-feira.

O decreto presidencial que prolonga até 02 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de março prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório