Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Morreu Maria Helena Mateus, ex-vice-reitora da Universidade de Lisboa

A linguista, professora catedrática jubilada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e antiga vice-reitora desta instituição, Maria Helena Mira Mateus, morreu na segunda-feira, aos 88 anos, disse à agência Lusa uma antiga colega de trabalho.

Morreu Maria Helena Mateus, ex-vice-reitora da Universidade de Lisboa
Notícias ao Minuto

06:42 - 31/03/20 por Lusa

Cultura Maria Mateus

A informação foi confirmada por Dulce Pereira, docente do Departamento de Linguística Geral e Românica da FLUL e antiga colega de trabalho de Maria Helena Mira Mateus.

Dulce Pereira, além de "amiga de longa data" da linguista, também tinha sido aluna de Maria Helena Mira Mateus.

Nascida em Carcavelos (Cascais), em 18 de agosto de 1931, Maria Helena Mira Mateus era professora catedrática jubilada de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Licenciou-se em Filologia Românica, em 1954, e doutorou-se em Linguística, em 1974, na mesma universidade, tendo concluído quatro anos mais tarde a agregação em Linguística Portuguesa, segundo a página na internet da FLUL.

Lecionou vários cursos de graduação e pós-graduação naquela instituição do ensino superior, entre 1965 e 2000.

Maria Helena Mira Mateus foi também fundadora e presidente (entre 2005 e 2013) do Instituto de Linguística Teórica e Computacional, refere a mesma fonte.

A linguista foi igualmente coautora da Gramática da Língua Portuguesa, desde a primeira edição, em 1983, e vice-reitora da Universidade de Lisboa, entre 1986 e 1989.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório