Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu Albert Uderzo, um dos 'pais' de Astérix e Obélix

Ilustrador francês tinha 92 anos.

Morreu Albert Uderzo, um dos 'pais' de Astérix e Obélix
Notícias ao Minuto

09:17 - 24/03/20 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Cultura Óbito

O ilustrador francês Albert Uderzo, um dos criadores da banda desenhada de Astérix e Obélix, morreu aos 92 anos, anunciou a família, esta terça-feira, numa nota enviada à AFP.

"Albert Uderzo morreu em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco, não relacionado com a Covid-19", disse Bernard de Choisy, genro do desenhador, à agência de notícias. "Estava muito cansado, desde há várias semanas", acrescentou.

Com a morte de Albert Uderzo, desaparecem assim os dois autores desta famosa banda desenhada francesa, que conta já com seis décadas de existência. René Goscinny morreu em 1977. 

Nascido em 25 de abril de 1927, Uderzo assinou as primeiras aventuras de Astérix, o Gaulês, com René Goscinny, em 1959.

O irredutível guerreiro gaulês apareceu pela primeira vez em Portugal, nas páginas da revista Foguetão, no dia 4 de maio de 1961.

Em 1967, foi editado o primeiro álbum de Astérix em Portugal: 'Astérix, o Gaulês'.

Em 2011, o cocriador de Astérix e Obélix, que assumira sozinho a continuação das aventuras, após a morte de Goscinny em 1977, passou o testemunho aos desenhadores Frédéric e Thierry Mébarki e ao guionista Jean-Yves Ferri.

"Estou um pouco cansado, os anos passaram e pesam", disse então. "Decidi deixar isto a autores mais jovens, que têm talento suficiente para que as personagens sobrevivam", afirmou Uderzo, então com 84 anos.

As histórias sobre a pequena aldeia gaulesa rebelde, que resiste à Roma do imperador Júlio César, vendeu perto de 400 milhões de exemplares em todo o mundo e deu origem a mais de uma dezena de filmes, entre personagens reais e animadas.

As histórias de Astérix e Obélix estão traduzidas em mais de 107 línguas e dialetos, incluindo a língua mirandesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório