Oito temas competem por quatro lugares na final do Festival da Canção

O processo de escolha do representante de Portugal no 65.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio na Holanda, começa hoje com a primeira semifinal do Festival da Canção, em Lisboa, na qual competem oito temas.

Notícia

©

Lusa
22/02/2020 06:33 ‧ 22/02/2020 por Lusa

Cultura

Festival da Canção

Na primeira semifinal, que será transmitida hoje à noite em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação: 'Copo de gin' (composta e interpretada pelos Meera), 'Gerbera amarela do sul' (Filipe Sambado), 'O dia de amanhã' (composta por João Cabrita e interpretada por Gabriel Mucznik), 'Passe-partout' (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), 'Rebellion' (Blasted Mechanism), 'Medo de Sentir' (Marta Carvalho/Elisa), 'Agora' (Rui Pregal da Cunha/JJaZZ) e 'Movimento' (Throes + The Shine).

Destas canções, serão escolhidas quatro para a final, marcada para 7 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida. A final é aberta ao público e os bilhetes já estão à venda.

Na segunda semifinal, marcada para 29 de fevereiro, também nos estúdios da RTP em Lisboa, competem outras oito canções. Nesse dia serão escolhidas as restantes quatro canções que disputarão a final.

Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fazem parte os cantores Anabela, Conan Osiris, Héber Marques, Miguel Ângelo, a rapper Capicua, a radialista Isilda Sanches e o jornalista Rui Miguel Abreu.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Os temas a concurso podem ser ouvidos no 'site' da RTP.

Doa 16 compositores participantes, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois -- que competem na segunda semifinal - escolhidos através de dois concursos.

Os temas a concurso já estão todos disponíveis no canal de Youtube do Festival da Canção.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas