Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:30 - 21/02/20 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

Em fim de semana de Carnaval (e temperaturas altas) a música é rainha na Agenda Cultural do Notícias ao Minuto. Há concertos de diversos géneros e estilos musicais que poderá escolher, mas a música clássica sobressai e as obras de Beethoven estão em destaque. 

Na Grande Lisboa, há um recital dos solistas da Orquestra Gulbenkian que vão tocar obras do lendário compositor alemão. 

Já no Grande Porto, esta sexta-feira tem início um ciclo de concertos de piano e violino que visa celebrar o 250.º aniversário do nascimento de Beethoven, intitulado 'À Sexta com Beethoven'. 

Tendo em conta que as nossas propostas culturais são gratuitas, é caso para dizer que é Carnaval e a sua carteira não leva a mal. 

Grande Lisboa

Solistas da Orquestra Gulbenkian

A Orquestra Gulbenkian é formada por instrumentistas profissionais de grande qualidade técnica e artística. Ao longo de cada temporada, estes apresentam-se também em recitais de música de câmara. Um desses recitais vai ter lugar este domingo às 12h no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. No programa vão constar obras de Ludwig van Beethoven. Os bilhetes devem ser levantados no próprio dia, um máximo de dois bilhetes por pessoa. 

R-Humor

A exposição 'R-Humor' de Catarina Simão tem como peça central uma coleção de 245 fotografias dos arquivos do Grassi Museum für Völkerkunde de Leipzig. Estas fotografias recuperam um testemunho único para a história da coleção de arte Makonde do Museu Nacional de Etnologia de Nampula (Moçambique) reunida no tempo colonial. Ao mesmo tempo, e de uma forma crítica e satírica, são um paradoxo enquanto prova da clarividência sobre os comportamentos do colonizador branco. A exposição está patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de abril

Jazz Fusão dos Ecletrica

O projeto Ecletrica vai dar um concerto esta sexta-feira. O trio composto pelo guitarrista e compositor Pedro Morgado, pelo baixista Fernando Casaca e pelo baterista Jorge Pereira vai mostrar o seu Jazz de Fusão no Museu Nacional da Música, situado na estação de metro do Alto dos Moinhos. O espetáculo tem início às 18h30. 

Concerto de percussão

César Burago vai atuar este sábado na Casa da Cultura dos Olivais. O músico vai apresentar os seus trabalhos em percussão. As batidas começam a soar às 16h. 

Exposição de Carla Filipe

A exposição individual de Carla Filipe apresenta novos desenhos da série 'Ressaca / Hangover + Be Part of Chaos (2016-2019)'. Nos últimos anos, a artista tem desenvolvido desenhos em grandes faixas que combinam serigrafia, imagens, palavras e grafite. A exposição está patente na Galeria Francisco Fino até ao dia 29 de fevereiro.

Cinema na Crew Hassan 

No âmbito do ciclo de cinema O Caminho de Vertov, a Crew Hassan exibe este domingo o filme 'Salesman' (1969) de David Maysles, Albert Maysles e Charlotte Zwerin. A longa-metragem é um retrato radicalmente influente dos sonhos e desilusões americanos de pioneiros do Direct Cinema e capta o mundo de quatro vendedores bíblicos de porta em porta enquanto viajam de Boston para a Flórida. O filme tem início às 18h30. 

Grande Porto

'À Sexta com Beethoven'

No âmbito da Celebração do 250° aniversário do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827), o Duo Tramma-Facchini propõe a interpretação integral das sonatas para 'Klavier und Violine' (Piano e Violino), com a participação extraordinária do compositor Cândido Lima que irá apresentar as dez sonatas, divididas em cinco concertos, na Casa das Artes. O ciclo de concertos começa esta sexta-feira às 19h. 

Jack Tusso na Fábrica da Nortada

Os Jack Tusso intitulam-se como uma 'covers band' e apresentam um repertório que passa pelos êxitos dos Blur, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys, Black Keys, Queens of the Stone Age, Ornatos Violeta, entre outros. Pode ficar a conhecer melhor esse repertório a partir das 22h45 desta sexta-feira. 

Música no Mercado do Bom Sucesso

Os concertos de sábado à noite no Mercado do Bom Sucesso são já um clássico da Invicta. Desta feita são os La Vie en Swing que vão dar música. Trata-se de um duo de voz e guitarra de Mariana Mello e André Pires Costa. Juntos, apresentam um repertório extenso de Jazz francês para os amantes do Swing típico dos anos 20 aos anos 50. Os primeiros acordes serão dados às 22h. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Atelier de Carnaval, 'Máscaras tribais'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana, boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório