Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Artística Festival regressa em março para mostrar artes no feminino

Música, teatro, artes visuais ou conversas são propostas da 2.ª edição do Artística Festival, que vai decorrer em Évora, de 04 a 08 de março, e cujo mote é a sensibilidade feminina no setor artístico.

Artística Festival regressa em março para mostrar artes no feminino
Notícias ao Minuto

23:40 - 11/02/20 por Lusa

Cultura Évora

O evento, promovido pela Câmara de Évora, tem como objetivos "promover e divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino", assim como "promover e praticar o livre acesso à cultura", indicou hoje a organização.

Este "encontro de formas de arte com olhar e voz femininos" parte do princípio de que "todos os criadores, produtores de arte ou artistas, que seguem uma sensibilidade e um senso ditos femininos, sejam mulheres ou homens, devem usufruir de total liberdade e igualdade", sublinhou o município.

Segundo a câmara, além de "a sensibilidade feminina nas artes" ser o mote do festival, "outras questões culturais e sociais relacionadas com a mulher, enquanto criadora e produtora artística", vão ser abordadas, sob várias perspetivas, como "os seus direitos" ou "as desigualdades de que é alvo".

Ao longo dos cinco dias de programação, em diversos "palcos", o certame, cuja 1.ª edição foi realizada no ano passado, inclui artes visuais, cinema, contos, conversas, música ou teatro.

A projeção do filme "Mulheres do meu país", de Raquel Freire, é um dos destaques do dia inaugural, a 04 de março, no Auditório Soror Mariana, com o apoio da SOIR Joaquim António D'Aguiar, segundo a organização.

Para o dia seguinte, na Igreja de São Vicente, estão previstas uma conversa sobre o tema "Ser Mulher na Sociedade e na Cultura", com várias convidadas, e uma sessão de leitura de poesia erótica, por Elisabete Piecho, com poemas recolhidos da obra "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica", de Natália Correia.

O teatro de marionetas, com o espetáculo para famílias "A Árvore Cantada", interpretado por Cátia Vieira, da Companhia Bipolar, vai subir ao palco da Sociedade Harmonia Eborense (SHE), no dia 06, com a Igreja de S. Vicente a receber um 'showcase' da cantora marroquina Soukaina Fahsi e um concerto da moçambicana Lenna Bahule.

A sessão de contos "É pró Menino e prá Menina", com Susana Cecílio, na Associação é Neste País, e a representação da peça "(M)arço (M)ulher SHE 2020", do Teatro do Oprimido e da autoria de Cláudia Lazaro, na Igreja de São Vicente, são propostas para dia 07 de março.

O penúltimo dia do festival é também "recheado" de outras iniciativas, como a inauguração da instalação "Eu, Elas, Nós", da autoria da artista de artes visuais Anabela Calatroia, que conta com a participação de associações culturais, escolas secundárias e outras instituições locais.

O 'showcase' intitulado "O lado de dentro", de Joana Ricardo e Mariana Correia, e a atuação da artista brasileira Bia Ferreira, na Igreja de S. Vicente, bem como o concerto de Momma T, de Portugal, na SHE, completam a programação de dia 07.

O encerramento do Artística Festival 2020, no dia 08, vai estar a cargo de Joana Amendoeira, protagonista do espetáculo "Amália -- A alma do fado", na Igreja de S. Vicente, destacou a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório