Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Eminem explica presença nos Óscares. Em 2003 "não me iriam entender"

Para quem não se recorda, Eminem ganhou o Óscar de Melhor Canção Original em 2003, pela música 'Lose Yourself', do filme '8 Mile'. Na altura, porém, não marcou presença na cerimónia.

Eminem explica presença nos Óscares. Em 2003 "não me iriam entender"
Notícias ao Minuto

13:08 - 11/02/20 por Anabela Sousa Dantas

Cultura óscares 2020

Quando Eminem apareceu no palco do Dolby Theatre, na madrugada de segunda-feira, a surpresa foi total. Não havia qualquer indicação de que o rapper norte-americano iria marcar presença nesta 92.ª edição dos Óscares, nem motivo que o justificasse.

O motivo para a presença de Eminem na cerimónia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deu-se em 2003, quando o rapper foi um dos nomeados na categoria de Melhor Canção Original, com a música ‘Lose Yourself’, tema do filme autobiográfico ‘8 Mile’. A canção ganhou o Óscar, mas Eminem nem lá estava para o receber, tendo sido o produtor Luis Resto a recebê-lo por si.

Porquê esta presença, 18 anos depois? Porque a Academia assim o quis e Eminem aceitou, segundo disse o próprio em entrevista à Variety. "Achei que como não tive oportunidade de o fazer antes, seria fixe. Na altura, nem sequer achei que tivesse chance de ganhar e tínhamos acabado de cantar ‘Lose Yourself’ nos Grammys com os Roots, não achámos que fosse boa ideia [repetir nos Óscares]", explicou.

“E além disso, naquela altura, mais jovem, não achei que um espetáculo destes me fosse entender”, acrescentou.

Eminem concedeu também que, na altura, não estava completamente ciente do significados destes prémios. “Fiquei estupefacto por ter ganho. Nem acho que estivesse ciente de que podia ganhar um Óscar por uma canção, e lembro-me de estar até confuso sobre ter sido nomeado”, disse.

Recordando os tempos conturbados que viveu durante a rodagem de '8 Mile' - teve que ingressar numa clínica de desintoxicação após a conclusão do filme, por causa da adição a comprimidos para dormir -, Eminem explicou que tinha ficado em casa a dormir e que nem viu a cerimónia. "Eram outros tempos e eu estava num patamar diferente da minha vida", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório