Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
14º
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Ciclo de cinema exibe sete documentários "clássicos" sobre artistas

Sete documentários "clássicos" sobre artistas, como a soprano greco-americana Maria Callas, vão ser exibidos num ciclo de cinema documental dedicado às artes, a realizar entre sexta-feira e domingo, na vila alentejana de Odemira.

Ciclo de cinema exibe sete documentários "clássicos" sobre artistas
Notícias ao Minuto

12:30 - 27/01/20 por Lusa

Cultura Cinema

Segundo a promotora, a Câmara de Odemira, no distrito de Beja, o ciclo "O Cinema e as Artes" vai decorrer no Cineteatro Camacho Costa e as entradas nas sessões de exibição dos filmes serão gratuitas.

Trata-se de "uma oportunidade para ver ou rever, na grande tela, alguns clássicos do cinema documental", que retratam histórias de vida de vários artistas, uns "bem conhecidos" e outros desconhecidos do público, explica o município.

O ciclo vai começar na sexta-feira, às 18:00, com a exibição do filme "O nosso último tango", do realizador argentino German Kral, um documentário musical sobre a vida do "mais famoso par" de dançarinos da história do tango, os argentinos María Nieves Rego e Juan Carlos Copes.

Segue-se, também na sexta-feira, mas às 21:30, a exibição do filme "Pina", do realizador alemão Win Wenders, sobre "a obra única da extraordinária coreógrafa alemã" Pina Bausch.

No sábado, serão exibidos os filmes "Boom for real - A adolescência tardia de Jean-Michel Basquiat", da realizadora norte-americana Sara Driver, às 15:00, e "O sal da Terra", de Win Wenders e do cineasta brasileiro Juliano Salgado, às 21:30.

"Boom for real - A adolescência tardia de Jean-Michel Basquiat" retrata a vida antes da fama internacional deste pintor e "grafitter" norte-americano e dos seus anos formativos na cena artística de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, no final dos anos 70 do século XX.

Já "O sal da Terra" conta a "incrível história de vida do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado".

"Buena Vista Social Club", "Maria by Callas" e "A dois passos do estrelato" são os filmes que serão exibidos no último dia do ciclo, no domingo, às 15:00, às 17:30 e às 21:30, respetivamente.

O filme "Buena Vista Social Club", de Win Wenders, faz "uma imersão na cultura cubana", através da viagem, de vários meses, do músico americano Ray Coorder por Cuba, observando e acompanhando vários músicos cubanos.

"Maria by Callas", do realizador norte-americano Tom Volf, apresenta "um olhar intimista sobre a vida e a obra" da cantora de ópera greco-americana, através de entrevistas, imagens raras de arquivo, filmagens pessoais e cartas íntimas.

Já "A dois passos do estrelato", do realizador norte-americano Morgan Neville, conta as histórias de "backing vocals" (vozes de fundo ou coristas), desconhecidas do público, mas que acompanham estrelas da música, como os norte-americanos Bruce Springsteen e Stevie Wonder e o britânico Mick Jagger.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório