Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

'Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias' compete em festival francês

O filme 'Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias', de Regina Pessoa, coprodução de França, Portugal e Canadá, faz parte da competição nacional do festival francês de Curtas Metragens Clermont-Ferrand, que abre no dia 31, segundo a sua programação.

'Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias' compete em festival francês
Notícias ao Minuto

07:18 - 25/01/20 por Lusa

Cultura Cinema

Na competição internacional do festival está a curta-metragem portuguesa 'Invisível Herói', da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, presença já anunciada em dezembro.

Extra-competição, será também apresentado o filme 'Entre Sombras', de Mónica Santos e Alice Eça Guimarães, anunciou a Agência de Curta-Metragem, na noite de sexta-feira.

O filme será exibido no programa 'European Short Film Audience Awards', composto por vencedores de prémios do público de dez festivais europeus de cinema, como é o caso do Curtas Vila do Conde.

Desde a estreia, em junho do ano passado, na Croácia, 'Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias' foi já distinguido no festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, no festival Animamundi, no Brasil, nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e em Chicago, nos Estados Unidos.

O filme de Regina Pessoa é também um dos cinco nomeados para melhor curta-metragem nos prémios Annie, os chamados 'Óscares' do cinema de animação, atribuídos pela Associação Internacional de Cinema de Animação, que serão entregues hoje, em Hollywood.

'Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias' foi um dos candidatos finalistas à nomeação para os Óscares de melhor curta-metragem de animação.

'Invisível Herói' foi selecionado para as edições de 2019 do IndieLisboa e do Festival de Cannes.

O Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand decorre de 31 de janeiro a 8 de fevereiro.

A imagem gráfica do festival é assinada pela ilustradora portuguesa Susa Monteiro, que fez parte do júri na edição do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório