Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:40 - 24/01/20 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

As sugestões que lhe apresentamos na Agenda Cultural deste fim de semana primam pela diversidade de experiências sonoras e visuais. 

Na Grande Lisboa, a iniciativa Isto é PARTIS, que promove práticas artísticas para a inclusão social, vai centrar atenções na Fundação Calouste Gulbenkian. Destaque também para a reabertura do Jardim Botânico Tropical depois de um período em que esteve fechado para obras de reabilitação.

No Grande Porto, não falta música para animar o fim de semana e há uma exposição a ter em conta. Vale a pena dar um salto a Matosinhos para ver 'Apenas Um Pouco Tarde', de Jorge Irasagarra

Um dado adquirido destas sugestões do Notícias ao Minuto é a ausência de quaisquer custos para o seu bolso, portanto do que está à espera? Bom fim de semana!

Grande Lisboa

Isto é PARTIS

Os "novos centros de criação artística de hoje" são o mote para a edição deste ano da iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, dedicada a práticas artísticas para a inclusão social. A programação deste ano do Isto é PARTIS reúne reflexão e partilha nacional e internacional (Holanda e Reino Unido), apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente por esta iniciativa, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades. No decurso desta iniciativa poderá assistir a peças de teatro, filmes, um concerto e também uma instalação-performance. O Isto é PARTIS decorre entre esta sexta-feira e domingo. Pode conhecer a programação completa aqui

Jardim Botânico Tropical

Este sábado, o Jardim Botânico Tropical, da Universidade de Lisboa, volta a abrir portas depois de ter estado encerrado para obras de reabilitação. Comemora-se também neste dia os 114 anos da sua inauguração, em 1906, por decreto régio. Uma boa oportunidade para explorar este jardim e desfrutar da programação especial para este fim de semana com visitas guiadas, street food, um espetáculo e um concerto. Saiba mais aqui

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março

Visões da Arquitetura

O filme 'Citizen Jane' fecha o ciclo de cinema Visões da Arquitetura, organizado pelo Museu do Dinheiro. 'Citizen Jane' (de Matt Tyrnauer, 2016) conta a história militante da escritora e ativista Jane Jacobs que luta para salvar a zona histórica de Nova Iorque de ser demolida durante a impiedosa era de desenvolvimento urbano de Robert Moses, nos anos 60. Pode ver este sábado às 15h. Requer marcação prévia. 

Exposição de Carla Filipe

A exposição individual de Carla Filipe apresenta novos desenhos da série 'Ressaca / Hangover + Be Part of Chaos (2016-2019)'. Nos últimos anos, a artista tem desenvolvido desenhos em grandes faixas que combinam serigrafia, imagens, palavras e grafite. A exposição está patente na Galeria Francisco Fino até ao dia 29 de fevereiro.

Grande Porto

Exposição de Jorge Irasagarra

A exposição 'Apenas Um Pouco Tarde', de Jorge Irasagarra, vai estar patente na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, até ao dia 1 de fevereiro. A mostra conta com 24 fotografias a preto-e-branco fruto de uma escolha pessoal de um arquivo de quase trinta anos. 

Música no Mercado do Bom Sucesso

Os concertos de sábado à noite no Mercado do Bom Sucesso são já um clássico da Invicta. Este sábado a música fica a cargo do grupo Meio-Irmão. Proveniente de Ovar e com um percurso recheado de destaques em concursos e listas musicais, a banda vai presentear todo o público com uma sonoridade que mistura influências do Brasil com Folk, Rock, passando ainda pelo Reggae. O espetáculo começa às 22h. 

Serushiô na Fábrica da Nortada

Outra boa opção para a sua noite de sábado, no que à música diz respeito, é o concerto que os Serushiô vão dar na Fábrica da Nortada. A banda natural do Porto promete um concerto explosivo entre os Blues e o Rock. O concerto tem início às 22h45. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Atelier de pintura, 'Carimbagem com legumes'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana, boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório