Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Fotojornalistas apresentam projeto no Porto para alertar para a pobreza

Os fotojornalistas Adriano Miranda e Paulo Pimenta apresentam, no sábado, no Porto, o projeto "São pessoas" que visa alertar para situações de pobreza, algumas vezes extrema e envergonhada, mas também de precariedade e exclusão.

Fotojornalistas apresentam projeto no Porto para alertar para a pobreza
Notícias ao Minuto

16:30 - 08/01/20 por Lusa

Cultura Fotojornalismo

Trata-se, de acordo com os autores, de "um ensaio fotográfico centrado no ser humano, na sua dignidade enquanto indivíduo", traduzido em livro e numa exposição, que ficará patente no espaço Mira Fórum.

"A ideia surgiu quando nos apercebemos que andávamos os dois a fazer trabalhos sobre pobreza. Numa conversa na redação, decidimos, então, avançar para um projeto pessoal que nos levou a percorrer todo o país para contar histórias de pessoas, de todas as idades e de várias áreas, a viver situações difíceis", explicou à Lusa Paulo Pimenta que partilha a redação do jornal Público com Adriano Miranda.

O fotojornalista contou que "são pessoas - reformados, desempregados, sem rendimentos ou precários - que vivem em situações de pobreza e que muitas vezes passam fome. Alguns recebem o ordenado mínimo ou rendimento social de inserção, pagam despesas fixas e ficam sem dinheiro para se sustentar o resto do mês".

"Temos o caso, por exemplo, de uma ex-empresária têxtil, que perdeu tudo no período da crise e da 'troika' e que teve de pedir ajuda para comer. A vergonha acabou por impedi-la de continuar a recorrer à doação de alimentos e passou fome. É preciso mostrar que a pobreza não respeita apenas aos sem-abrigo ou aos toxicodependentes", referiu.

No livro, Adriano Miranda e Paulo Pimenta apresentam 32 pessoas, residentes em vários pontos do país, de Bragança ao Algarve, que vivem em situação de pobreza, de isolamento e de exclusão e que "deram a cara e participaram voluntariamente".

Conscientes da "enorme dimensão social que é a solidão, a exclusão e a pobreza, numa sociedade centrada no consumo, no lucro e na descriminação", Paulo Pimenta e Adriano Miranda decidiram dar o seu contributo com "um alerta".

A ideia inicial, que Adriano Miranda e Paulo Pimenta nunca abandonaram ao longo do desenvolvimento do ensaio, foi produzir um conjunto de imagens em que os retratados contribuíssem com a sua identidade.

No projeto, que será apresentado às 16h00, de sábado, no Mira Fórum, no Porto, colaboraram também os jornalistas do Público Ana Cristina Pereira, Camilo Soldado, Patrícia Carvalho e Mariana Correia Pinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório