Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Artistas da Feira criam com franceses produção a estrear no Imaginarius

Artistas de Santa Maria da Feira vão trabalhar quatro meses com criadores da cidade francesa de Joué-lès-Tours para produzir um espetáculo que terá estreia em maio no Imaginarius, revelou hoje a organização desse festival de artes de rua.

Artistas da Feira criam com franceses produção a estrear no Imaginarius
Notícias ao Minuto

15:00 - 09/12/19 por Lusa

Cultura Arte

A colaboração resulta de um desafio à criação artística lançado pelo Imaginarius Centro de Criação (ICC) e combinará a apresentação do projeto na referida cidade do distrito de Aveiro com uma exibição já agendada para junho no festival Les Années Joué.

Segundo fonte do certame português, o espetáculo estará relacionado com o tema Mito, que inspira o Imaginarius de 2020, e abordará também o tópico 'Aux fils de la vie / Nos fios da vida', que dá mote à próxima edição do evento congénere de Joué-lès-Tours.

Em Portugal, a coordenação da equipa cabe ao ator Telmo Ferreira, acompanhado por Emanuel Botelho, Mónica Cadete e Pedro Santos. Já em França, o projeto envolve Nicolas Leconte, Franck Mouget e Quentin Police.

O objetivo das duas equipas é proporcionar "uma simbiose entre habitantes e artistas" de ambos os territórios, para descoberta mútua de raízes históricas comuns.

"Ao analisarmos a mitologia local de cada região europeia, notamos que existe uma verdadeira árvore genológica entre as histórias. Todas possuem parentesco com anteriores e, muitas vezes, verificamos que o mesmo mito é contado de diferentes formas segundo distintos títulos e aproximações culturais", explicou o ator e codiretor artístico da coprodução entre Feira e Joué-lès-Tours.

Considerando que é notória essa "presença de mitos análogos entre culturas", Telmo Ferreira anunciou que "é sobre isso que a matriz do projeto poderá assentar" e propõe-se encontrar com os colegas franceses "histórias que possuam parentesco entre as localidades envolvidas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório