Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:10 - 06/12/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

Em contagem para o Natal, as programações culturais da Grande Lisboa e do Grande Porto são influenciadas e enriquecidas por esta quadra festiva, com predomínio dos mercados de Natal e dos concertos organizados para se celebrar este período. 

O Notícias ao Minuto, atento ao que se passa, deixa-lhe aqui um conjunto de possibilidades que poderá escolher e desfrutar durante o fim de semana.

Na Grande Lisboa, o destaque vai para um dos muitos concertos de Natal que vão ter lugar nas próximas semanas. A Orquestra Orbis vai tocar obras de grandes compositores na Igreja de São Roque, no Bairro Alto. 

Rumando ao Grande Porto, Rita Redshoes vai dar música em Matosinhos e na Invicta há um coro pop up para ouvir, mas não só. O canto lírico vai percorrer as ruas do Porto este mês, cortesia da companhia Ópera de Bolso. 

Como sempre, estas ofertas que lhe apresentamos são isentas de custos para o seu bolso e este não é um presente exclusivo do Natal. 

Grande Lisboa

Concerto de Natal

As sonoridades natalícias ouvem-se no ar nesta altura e a Igreja de São Roque vai acolher a Orquestra Orbis que vai apresentar um concerto com obras escritas para orquestra de câmara por grandes mestres compositores, desde o período barroco até ao modernismo. Do programa constam obras de Felix Mendelssohn, Georg Händel, Antonio Vivaldi e Giuseppe Verdi. O concerto tem lugar esta sexta-feira às 21h30. Os bilhetes devem ser levantados na receção do Museu de São Roque, no próprio dia, das 10h às 21h. As entradas estão sujeitas à lotação da igreja (500 lugares). 

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março do próximo ano. 

Natal no Wonderland

O Wonderland Lisboa é um dos mercados de Natal que gera mais expetativa. Abriu portas no passado sábado (dia 30) e tem para oferece-lhe uma experiência natalícia, que é válida para miúdos e graúdos. Vai estar no Parque Eduardo VII até ao dia 5 de janeiro de 2020.  

Harry Potter Escape Room

Esta é a possibilidade de realizar o sonho de se tornar um feiticeiro/a. O escape room de Harry Potter é o desafio feito a muggles com idades entre os 10 e os 16 anos. O pensamento crítico, a criatividade, a lógica e o raciocínio de cada participante serão postos em prática para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. O escape room vai ser no polo de Caneças da Biblioteca Municipal D. Dinis, Odivelas, este sábado. Requer inscrição prévia. Mais informações aqui

Your Money and Your Life

A exposição da artista Claire Fontaine 'Your Money and Your Life' incide no tema do capitalismo. Obras novas e antigas, que giram em torno de valor, do lucro, da propriedade privada e da objetificação de seres humanos, mantêm um diálogo vivo entre si. "O dinheiro ou a vida" era, no passado, o clamor dos bandidos. Hoje, o capitalismo exige ambos: o nosso dinheiro e o nosso tempo, a mobilização constante da nossa capacidade relacional e da nossa adaptabilidade para suportar condições de vida cada vez mais precárias. Uma exposição que vai estar patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de janeiro do próximo ano. 

Palácio de Natal 

O Palácio Baldaya, em Benfica, é um dos espaços que vai celebrar a quadra natalícia. Entre esta sexta-feira e domingo pode visitar este Palácio de Natal e usufruir de atividades para toda a família. 

Grande Porto

Rita Redshoes em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos continua a oferecer prendas neste Natal. A sua agenda nesta época festiva está bem preenchida e é marcada pela música. Rita Redshoes vai atuar este sábado no Coreto do Jardim Basílio Teles. O concerto começa às 18h. 

A Força da Forma

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto pode ver a exposição 'A Força da Forma' que, nas palavras do curador Mário Moura, "começou na semelhança entre dois livros, um de propaganda a uma ditadura e outro de culinária". A última oportunidade para ver esta exposição é no domingo.

Natal à Porta

A música está em plano de destaque na programação festiva da cidade do Porto, com um ciclo de seis concertos com um reportório dedicado ao Natal. Aos sábados, o coro Pop Up - Vozes Portáteis traz clássicos natalícios e, aos domingos, há espetáculos de canto lírico com a companhia Ópera de Bolso. Pode desfrutar de concertos até ao dia 22 de dezembro. Pode consultar a programação completa aqui

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Atelier de Artes Plásticas, 'Cartões de Presentes'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório