Cecília Bartoli vai dirigir Ópera de Monte Carlo a partir de 2023

A cantora lírica italiana Cecília Bartoli vai ser a diretora da Ópera de Monte Carlo a partir de janeiro de 2023, sucedendo a Jean-Louis Grinda, anunciou o Governo do principado do Mónaco.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/12/2019 19:29 ‧ 04/12/2019 por Lusa

Cultura

Ópera

 

A meio-soprano, que já atuou várias vezes em Portugal em óperas e recitais, é conhecida pelos seus papéis em obras de Mozart e Rossini, além de interpretações no canto barroco, que tem investigado e revelado, ao longo das duas últimas décadas.

De acordo com o comunicado oficial, Jean-Louis Grinda irá manter-se no cargo até 31 de dezembro de 2022.

Cecília Bartoli ficará a liderar duas instituições líricas, já que dirige, atualmente, e até 2026, o Festival de Pentecostes de Salzburgo, dedicado à música barroca.

Em março deste ano, Jean-Louis Grinda tinha anunciado que pretendia sair da instituição monegasca que ocupa desde julho 2007, justificando que havia necessidade de "alguém com novas ideias" para a ópera do principado.

O diretor artístico consultou Cecilia Bartoli, que tem, desde 2016, uma ligação ao principado, por ter liderado o agrupamento Músicos do Príncipe.

Cecília Bartoli será a primeira mulher a liderar a ópera de Monte Carlo.

Na conferência de imprensa de anúncio da transferência do cargo, a cantora lírica disse que aceitava "com grande honra e enorme sentido de responsabilidade", a liderança da instituição monegasca.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas