Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Novo festival no Alentejo para mostrar artes no feminino

Espetáculos de música, teatro e dança, cinema, exposições, conversas, contos e um mercado vão marcar o 1.º Festival Internacional de Artes no Feminino, entre quarta-feira e dia 30 deste mês, em seis localidades do Alentejo.

Novo festival no Alentejo para mostrar artes no feminino
Notícias ao Minuto

20:04 - 18/11/19 por Lusa

Cultura Alentejo

O também designado Festival das Marias é uma coprodução das companhias Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC) e de Teatro Lendias d'Encantar e vai decorrer nas cidades de Beja e Santiago do Cacém e nas vilas de Campo Maior, Cuba, Grândola e Mértola.

Trata-se de um "evento pluridisciplinar" para mostrar uma "perspetiva da arte no feminino", ou seja, criações de mulheres em várias áreas artísticas, explica o diretor artístico do festival, António Revez, citado num comunicado da organização enviado à agência Lusa.

Segundo o responsável, o festival surge "como resposta à necessidade de potenciar a dimensão distintiva da criação feminina, frequentemente ofuscada pelo preconceito de género alicerçado numa tradição de hierarquização patriarcal e num machismo generalizado".

O festival vai incluir duas programações na cidade de Beja, uma principal com criações de artistas de Portugal, Brasil, Chile, Uruguai e Espanha e uma paralela com 'momentos alternativos de empoderamento feminino'.

Haverá ainda uma programação para as extensões nas restantes localidades composta por alguns dos espetáculos previstos para Beja.

A programação principal em Beja vai começar na quarta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal Pax Julia, com um concerto da brasileira Adriana Calcanhotto.

Segue-se, também no teatro municipal, a partir das 21h30, os espetáculos de dança 'Nome', das portuguesas Carolina Campos & Márcia Lança, na quinta-feira, de teatro 'Música de Fiambrería', dos uruguaios Lucia Trentini e Diego Arbelo, no dia 26, e 'Lacura', da espanhola Companhia Impulso, dia 27, e de música da fadista Daniela Helena, no dia 28, da brasileira Marina de La Riva, no dia 29, e da portuguesa Beatriz Nunes, no dia 30.

A programação principal em Beja vai incluir ainda um concerto da chilena Francesca Ancarola, na sexta-feira, e a peça de teatro 'Parir - volver al vientre', da companhia espanhola Actos Intimos, no sábado, na Casa da Cultura, a partir das 21h30.

Já a programação paralela em Beja vai integrar atividades em vários locais e com entrada livre, como o Mercado das Marias, no fim de semana, para mulheres empreendedoras poderem mostrar e vender produtos, exposições, sessões de contos e leituras, dois círculos de mulheres e um misto, conversas, oficinas e exibições de documentários.

Da programação nas extensões, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, vai ser apresentado o espetáculo 'Lacura', no dia 28, e atuar Marina de La Riva, no dia 30, a partir das 21h30.

No Centro Cultural de Campo Maior, haverá um concerto de Beatriz Nunes, no dia 28, o espetáculo de dança 'Muros', da CADAC, no dia 29, a partir das 21h30, e uma exposição de ilustrações de Susa Monteiro, entre quarta-feira e dia 30.

No Centro Cultural de Cuba, vão ser apresentados, a partir das 21h30, os espetáculos 'Parir - volver al vientre', na sexta-feira, e 'Muros', no dia 27.

Francesca Ancarola vai atuar no Cine Teatro Marques Duque, em Mértola, na sexta-feira, e o espetáculo 'Muros' será apresentado no Cine Granadeiro, em Grândola, no dia 28, a partir das 21h30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório