Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Festival gastronómico anima lagoa de Santo André durante quatro dias

Polvo à moda da lagoa, ensopado de enguias e feijoada à alentejana são alguns dos pratos que vão ser servidos, a partir de quinta-feira, no Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.

Festival gastronómico anima lagoa de Santo André durante quatro dias
Notícias ao Minuto

12:40 - 30/10/19 por Lusa

Cultura Santiago do Cacém

O festival, organizado pela Junta de Freguesia de Santo André, quer dar a conhecer, durante quatro dias, o património gastronómico da costa do concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

A edição deste ano, a quinta, que aposta na alimentação saudável, apresenta como novidade a criação do Espaço Criança, onde os mais novos vão ser desafiados a participar em várias atividades, incluindo um 'workshop' sobre a importância da alimentação saudável e as consequências de uma alimentação de risco.

"Apesar destes festivais serem conotados com os petiscos e os prazeres da gastronomia, decidimos orientar este tema da alimentação saudável e vamos realizar um 'workshop' que será dirigido a cerca de 130 alunos dos 3.º e 4.º anos do agrupamento de escolas", explicou hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

O certame, que promove "os sabores da lagoa, do mar e da terra", vai contar, no primeiro dia, com a estreia do chefe Chakall, que, após abrir um restaurante na lagoa de Santo André com os sabores argentinos, vai orientar um 'showcooking' na tenda multiusos, instalada na costa de Santo André, no litoral alentejano.

O festival, que cresce, este ano, em número de dias, entre quinta-feira e domingo, junta vários estabelecimentos de restauração, num total de 20 pratos confecionados com os produtos da região, petiscos e doces conventuais.

"Vamos apostar na variedade com pratos como o ensopado de enguias, pato estufado com batata doce, leitão assado no forno, mariscos, saladas de polvo e ovas, moelas, pataniscas, polvo à moda da lagoa, choco frito, feijoada alentejana, massa de peixe e arroz de mexilhão", enumerou.

O evento vai contar com um total de 10 espetáculos musicais, com destaque para "as modas alentejanas", com as atuações de Marco Campaniça, Toi Romão e do Grupo de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

O festival conta igualmente com a presença de produtores locais, que expõem "algumas das maravilhas gastronómicas locais", como os licores, frutas, alcomonias e outras propostas, no exterior da tenda multiusos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório