Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Livro revela destino do misterioso sobrevivente do massacre dos Távora

Foi mantido em segredo, mas o destino do único e misterioso sobrevivente do massacre dos Távora é agora revelado em livro por Tiago Rebelo.

Livro revela destino do misterioso sobrevivente do massacre dos Távora
Notícias ao Minuto

08:45 - 20/10/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Livro

Tiago Rebelo, jornalista com uma carreira literária de quase 20 anos, traz a público um romance histórico que desvenda um segredo guardado 'a sete chaves', nomeadamente o destino do único e misterioso sobrevivente do massacre dos Távora, José Policarpo de Azevedo. 

'A Maldição do Marquês', baseada em factos verídicos, chega às livrarias já esta terça-feira, dia 22 de outubro, e como refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "conta-nos como José Policarpo de Azevedo, criado de um dos fidalgos mais poderosos do reino, se intrometeu nos planos de Marquês de Pombal e condicionou involuntariamente os mais dramáticos acontecimentos que mudaram Portugal no século XVIII". 

Intrigas palacianas, lutas pelo poder, casamentos, traições e luxúrias na Corte de D. José, há de tudo um pouco nesta narrativa conduzida pela 'mão' de Tiago Rebelo que tem início no fatídico dia 1 de novembro de 1755, o dia que Lisboa - e o país - jamais irá esquecer, o dia em que um terramoto revolucionou a vida da capital. 

Levantando um pouco o véu deste romance histórico, em 'A Maldição do Marquês' poderá encontrar um capítulo da história da nação, mais concretamente a que remonta ao reinado de D. José. Apesar de reinar, este membro da nobreza delegava todas as decisões em Marquês do Pombal, que travou "uma guerra de morte com a velha nobreza e os padres jesuítas". 

E o "maquiavélico" Marquês do Pombal aproveita diversas circunstâncias, como o terramoto, a revolta dos índios brasileiros e o atentado contra o rei para ganhar efetivamente o poder. Mas há aqui uma figura importante que, de certa forma, se intromete nestes planos. Falamos de José Policarpo de Azevedo. 

Com efeito, o destino deste que foi o único sobrevivente do massacre dos Távora é agora desvendado no livro com chancela da ASA. 

Já quanto ao autor, recorde-se que Tiago Rebelo assina também obras como 'O último ano em Luanda', 'O tempo dos amores perfeitos', 'O romance em Amesterdão', entre muitos outros sucessos publicados em países como Angola, Moçambique, Brasil, Itália, Suíça, México, Argentina ou Roménia. 

Notícias ao MinutoLivro de 576 páginas tem um custo recomendado de 18,90 euros© ASA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório