Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Questões identitárias marcam edição 2019 do festival Porto/Post/Doc

O debate sobre questões identitárias vai marcar a programação da edição de 2019 do festival de cinema documental Porto/Post/Doc, anunciou hoje a organização do evento que decorre no Porto entre 23 de novembro e 1 de dezembro.

Questões identitárias marcam edição 2019 do festival Porto/Post/Doc
Notícias ao Minuto

15:04 - 30/09/19 por Lusa

Cultura Porto/Post/Doc

Em comunicado, a organização realça o eixo programático deste ano, com o Fórum do Real, um ciclo de conferências, dedicado a três painéis, com vários convidados já garantidos, como os críticos António Guerreiro e Pedro Mexia, o geógrafo Álvaro Domingues, os realizadores Ben Rivers, Christiana Perschon e Valérie Massadian, o investigador e curador Daniel Ribas, a antropóloga Susana de Matos Viegas.

O evento vai discutir vários temas associados à identidade, "da resistência palestiniana à condição não binária de género, do antropoceno à geografia de afetos", passando também por uma "seleção de curtas e longas-metragens" num programa dedicado ao tema.

Neste ciclo, filmes clássicos como "Persona", de Ingmar Bergman, "Rua da Vergonha", de Kenji Mizoguchi, ou "La Salamandre", de Alain Tanner, vão juntar-se a "algumas descobertas e produções contemporâneas".

A ativista e realizadora Carole Roussopoulos terá três curtas-metragens rodadas na Suíça na década de 1970 na programação, enquanto Ben Rivers vai apresentar "Ghost Strata e Now, At Last".

O vencedor de 2017 do Porto/Post/Doc, Gürcan Keltek, volta ao festival com "Gulyabani", enquanto a luta palestiniana entre 1960 e 1980 tem espaço com "Off Frame AKA Revolution Until Victory", de Mohanad Yaqubi.

Outras obras já anunciadas para os vários dias de festival têm como autor nomes como Laura Huertas Milan ("Sol Negro") ou Ngozi Onwurah ("Coffee Coloured Children").

O Porto/Post/Doc tem entre os apoios à sua realização o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), da Câmara do Porto e decorre de 23 de novembro a 01 de dezembro, em salas como o Teatro Municipal Rivoli, o Cinema Passos Manuel ou o Planetário do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório