Depois das imagens dos incêndios na Amazónia terem acordado o mundo para a tragédia da desflorestação num dos mais importantes ecossistemas do planeta, a imagem de uma floresta a crescer dentro de um estádio de futebol tem um impacto ainda maior. ‘For Forest – The Unending Attraction of Nature’ é uma instalação de arte que consiste em cerca de 300 árvores no relvado do Wörthersee Football Stadium, em Klagenfurt, na Áustria.
Projetada pelo artista suíço Klaus Littman, tem como grande objetivo ser uma chamada de atenção para as alterações climáticas e pela desflorestaçã. Littman foi beber a sua inspiração a um desenho distópico do artista e arquiteto austríaco Max Peintner, com mais de 30 anos.
A floresta é composta por diversos tipos de árvores. Desde carvalhos a amieiros, mas também álamos.
Criam um contraponto à estrutura de betão do estádio e, nas palavras de Littman, “desafiam a nossa perceção da natureza e questionam o seu futuro”. O artista considera ainda que esta pode ser uma visão do futuro, uma vez que a natureza “poderá um dia ser encontrada apenas em espaços específicos”.
To raise awareness for deforestation and climate change, artist Klaus Littmann has planted a forest at Austria Klagenfurt's ground, who have agreed to play elsewhere until the piece is removed in late October. The beautiful game. pic.twitter.com/ZequoPCOV7
— COPA90 (@Copa90) September 8, 2019
A instalação abriu ao público este sábado e decorrer até ao dia 27 de outubro. Depois às árvores vão ser replantadas num local perto do estádio.