Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Mercado de Matosinhos transforma-se em sala de cinema

O Mercado de Matosinhos transforma-se em sala de cinema de 12 a 15 de setembro com a exibição, numa tela montada no meio das bancas, de 24 filmes de viagens e aventura, anunciou hoje a organização.

Mercado de Matosinhos transforma-se em sala de cinema
Notícias ao Minuto

22:00 - 20/08/19 por Lusa

Cultura Cinema

O Festival de Cinema Aventura, que nos dois anos anteriores se apresentou como mostra, é de entrada gratuita e envolve, além da exibição de filmes e documentários, conferências, exposições, apresentações, conversas, festas e oficinas, contou à Lusa um dos responsáveis pela organização, Tiago Costa.

"O Mercado de Matosinhos é um sítio improvável para a exibição de filmes, mas é isso que lhe dá interesse. Durante o dia, o mercado funciona normalmente e depois, à noite, quando as bancas fecham transforma-se em sala de cinema com a exibição de filmes numa tela de dez metros", referiu.

O festival "em nada" interfere com o normal funcionamento do mercado, salientou.

Durante quatro dias, sempre às 21h30, vão ser projetados 24 filmes e documentários de viagens e aventura e cinco filmes nacionais, os finalistas ao concurso do festival.

'Cold', 'Sand in the Sky', 'Nunca é Tarde', 'The Kingdom' ou 'Mountain of Storms' são alguns dos filmes que vão estar em exibição e onde se abordam questões das viagens, aventura, conservação ambiental, desafios humanos ou apelo pela descoberta.

Além da projeção de filmes, a programação destaca a presença de convidados internacionais, nomeadamente de Nathan Thornburgh, editor e correspondente da revista Time durante dez anos e produtor para a CNN da série 'Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown', com o 'chef' norte-americano que morreu no ano passado.

Em termos nacionais, o festival conta com as presenças do montanhista João Garcia e do fotógrafo Eduardo Leal.

A organização, a cargo da agência de viagens Nomad em parceria com Câmara Municipal de Matosinhos, espera receber entre duas a três mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório