Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Patti Smith e Suede são nomes fortes no último dia do Paredes de Coura

O último dia do festival Paredes de Coura é encabeçado por Patti Smith, Suede e Freddie Gibbs & Madlib, marcado ainda por nomes emergentes como Kamaal Williams, Flohio, Mitski e pelos portugueses Sensible Soccers e Ganso.

Patti Smith e Suede são nomes fortes no último dia do Paredes de Coura
Notícias ao Minuto

11:11 - 17/08/19 por Lusa

Cultura Festival

O regresso da artista multifacetada a Portugal está agendado para as 21:20, já depois de Ganso e Mitsky atuarem no palco principal, que encerra com os concertos de Freddie Gibbs & Madlib e Suede, cabendo aos Time For T a primeira atuação do dia, no palco secundário.

O quarteto liderado pelo português Tiago Saga vai dar uma amostra do próximo álbum 'Galavanting', com lançamento previsto para outubro, e, em entrevista à Lusa, o músico admitiu que sempre quis tocar no festival que decorre junto nas margens do rio Coura.

"Só temos 40 minutos, vamos enfiar as melhores canções que sabemos, e tocá-las da melhor maneira possível, com mais energia e o mais afinados possível. Já viemos tocar no Sobe À Vila uma vez e deu para sentir e energia do festival, é um dos públicos mais bonitos do país em termos de energia e espírito. Esperamos conseguir capturar isso e tocar um concerto incrível", afirmou.

Já a abertura do palco principal fica a cargo dos portugueses Ganso, que também preparam novo disco para 2019, tendo lançado o single 'Não me Aborreças', confirmados no festival depois do cancelamento dos norte-americanos Crumb, devido a problemas de saúde.

Pouco depois, Alice Phoebe Lou regressa a Portugal, após a presença no Festival para Gente Sentada, em 2018, para apresentar o novo trabalho 'Paper Castles', uma combinação entre soul, jazz e blues.

Às 19h35, é a vez de Mitsky subir ao palco principal com o seu 'Be the Cowboy', um dos melhores álbuns de 2018 para a crítica, que explora a história de uma domesticada personagem feminina através de uma abordagem íntima e turbulenta, a ser ouvido à hora do crepúsculo na Praia Fluvial do Taboão.

Segue-se a 'Aurora', dos Sensbile Soccers. O terceiro e mais recente longa duração dos portugueses vai 'aquecer' os festivaleiros com temas como 'Elias Katana', 'Luziamar' ou 'Chavitas', antes de um dos momentos mais esperados de todo o festival.

Cantora, poetisa, fotógrafa, escritora e compositora, Patti Smith regressa a Portugal com a sua banda para um concerto, às 21h20, que deverá contar com alguns temas emblemáticos como 'Because the Night', 'Dancing Barefoot' ou 'People Have the Power', da multifacetada artista consagrada em várias áreas.

O encerramento do palco secundário fica a cargo de Kamaal Williams, o projeto do artista Henry Wu, que regressa a Portugal depois de ter atuado ainda este ano no festival ID-No Limits, um dos nomes que caracteriza a nova geração de jazz, que traz o seu 'The Return', de 2018.

Do jazz para o hip-hop, mantendo-se as misturas, segue-se o 'rapper oldschool' Freddie Gibbs acompanhado pelo mítico produtor Madlib, reconhecido como um dos melhores dentro da área, que depois de impressionarem com o primeiro álbum 'Piñata', de 2014, repetiram a proeza com 'Bandana', lançado em junho, que promete animar o público.

Os Suede fecham o palco principal na 27.ª edição do festival, pelas 00h45, acompanhados pelo recente 'Blue Hour', de 2018, o primeiro álbum em cinco anos de uma das bandas britânicas mais importantes dos anos 90, com músicas como 'Beautiful Ones', 'She's In Fashion' ou 'Animal Nitrate'.

No palco 'after hours', a rapper londrina Flohio atua pelas 2h00, um nome emergente do género que conta apenas com dois EP, 'Wild Yout EP' (2018) e 'Nowhere Near' (2016), enquanto a eletrónica da DJ canadiana Jayda G encerra o festival, às 2h50, com 'Significant Changes', trabalho lançado em março deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório