Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Professores de oito países criam redes de 'Cidadania Digital'

S. João da Madeira acolhe na quinta e na sexta-feira um seminário com nove dezenas de professores de oito países europeus, que se propõem criar novas redes de trabalho sobre "Cidadania Digital e Educação".

Professores de oito países criam redes de 'Cidadania Digital'
Notícias ao Minuto

10:45 - 13/11/13 por Lusa

Cultura S. João da Madeira

Reunindo participantes de Portugal, Noruega, Itália, França, Polónia, Reino Unido, Eslovénia e Letónia, a iniciativa enquadra-se no programa eTwinning, promovido pela União Europeia para estimular a aprendizagem ao longo da vida, e o seu objetivo é facilitar a troca de experiências e conhecimentos entre escolas de diferentes países, desenvolvendo projetos comuns com recurso à internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

"Em S. João da Madeira, por exemplo, a Escola Secundária Serafim Leite tem um projeto de televisão interna que vai ser agora apresentado a estes professores estrangeiros", revela à Lusa a docente Ana Teixeira, que, a partir do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, articula a organização do evento com o Ministério da Educação.

"A ideia é que os participantes aprendam com esta experiência e possam replicá-la nas escolas dos seus países de origem, porque o trabalho em rede beneficia sempre tanto os professores como os alunos", acrescenta essa responsável.

Funcionando como o principal ponto de encontro para os profissionais da respetiva comunidade, o portal eTwinning (www.etwinning.net) une escolas de toda a Europa numa plataforma que permite aos educadores colaborarem entre si no desenvolvimento de parcerias de âmbito pedagógico.

No início desta semana, o portal registava 220.644 professores de diferentes nacionalidades, em representação de 111.874 escolas. Os projetos inscritos no eTwinning eram, por sua vez, 30.604.

O seminário sobre "Cidadania Digital e Educação" integra sessões temáticas, workshops de trabalho e visitas a equipamentos da região.

O programa inclui ainda a entrega dos prémios eTwinning 2014, que distingue os melhores projetos em três categorias etárias: alunos com alunos com idades dos 4 aos 11 anos, dos 12 aos 15 e dos 16 aos 19 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório