Esta associação irá assumir, a partir de agora, "a parte de serviço público, as iniciativas culturais da livraria, permitindo à Poetria ficar exclusivamente dedicada e vocacionada para os livros", afirmou à Lusa Dina Ferreira da Silva a proprietária desta livraria que comemora este ano 10 anos de existência.
"A Poetria continua com um estado de saúde precário", admite Dina Ferreira da Silva, para quem a constituição desta associação, de um grupo de pessoas muito ligadas à livraria,"lhe permitirá dar alguma sustentabilidade".
Sexta-feira pelas 21:30, no Palácio no Palacete Balsemão, na Praça Carlos Alberto, vai ser também o momento de lançamento de "O amor em visita", resultado de um concurso lançado pela Poetria em fevereiro ao qual se apresentaram cerca de 200 trabalhos.
Sobre o tema do amor foram selecionados por um júri 40 poemas de 37 autores, naquela que é a primeira iniciativa editorial da Poetria, que também teve a capa escolhida por um concurso vencido por Anabela Dias.
Dina Ferreira da Silva diz que os concorrentes "são completamente diversos em termos de género ou de idade" e mesmo "os poemas na sua forma e conteúdo são bastante diferentes e têm um pendor pessoal muito forte".
A livreira considera que o amor "acaba por ser uma atração fatal", para quem escreve, "por expelir vários tipos de sentimentos associados ao amor que estão espelhados nestes poemas".
Dina Ferreira da Silva nota que o amor "é um sentimento estruturante do ser humano e que, portanto, presta-se a uma infinidade de conceitos, que suscita os mais variados estados alma, que vai desde o ódio, a raiva, a agressividade até ao carinho, a ternura, a paixão"
Para muitos dos concorrentes os poemas que enviaram, admite, "acabaram por funcionar como uma catarse.