Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A Ponte da Arrábida faz hoje 56 anos. A história em imagens

No dia em que se assinala a inauguração da Ponte da Arrábida descubra (ou recorde) alguns pormenores que contam a história desta obra arquitetónica.

Notícias ao Minuto

17:08 - 22/06/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Fotografias

A Ponte da Arrábida foi inaugurada a 22 de junho de 1963, sete anos depois de ter começado a ser construída.

O projeto, da autoria de Edgar Cardoso, levou esta ponte a ser considerada uma “obra-prima” deste tipo de engenharia e, tal como refere a Direção-Geral do Património Cultural, a ser “reconhecida a nível internacional”.

A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte de circulação rodoviária criada com o intuito de ligar as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.

“Constitui igualmente a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída por técnicos e empresas portuguesas, atestando a capacidade dos projetistas e construtores nacionais, e constituindo ainda hoje um dos mais significativos monumentos da engenharia portuguesa do século XX”, lê-se no site da DGPC.

A construção desta obra obrigou a uma “superação de problemas técnicos de grande dificuldade, resolvidos através de uma solução inovadora de extraordinário rigor e engenho, que serviu de padrão para outras obras e colocou a engenharia nacional num patamar de destaque em todo o mundo”.

De referir ainda que, em 1963, a Ponte da Arrábida destacava-se das restantes por ter o tabuleiro superior “assente sobre o que era, à época, o arco de maior vão do mundo em betão armado, com uma largura de 270 metros”:

Recomendados para si

;
Campo obrigatório