Meteorologia

  • 20 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Filme 'Serpentário' de Carlos Conceição premiado em Itália

O filme 'Serpentário', do realizador português Carlos Conceição, foi distinguido no festival de cinema Sicilia Queer, que terminou no dia 5 em Palermo, Itália, revelou hoje a Agência da Curta-Metragem.

Filme 'Serpentário' de Carlos Conceição premiado em Itália
Notícias ao Minuto

12:43 - 11/06/19 por Lusa

Cultura Sicilia Queer

Carlos Conceição recebeu o prémio 'Novas visões', com o júri a considerar que a longa-metragem "é uma obra pessoal e intemporal, capaz de representar as camadas invisíveis do passado e presente numa paisagem abstrata e pós-apocalíptica".

'Serpentário' é a primeira longa-metragem de ficção de Carlos Conceição e fez a estreia mundial em fevereiro no festival de Berlim.

Na altura, Carlos Conceição explicou à agência Lusa que 'Serpentário' conta a viagem de "um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe, em busca do fantasma da sua mãe", um trabalho que volta a ter muito de autobiográfico.

"Trabalho sempre a partir de um ponto de vista pessoal sendo que o grau de metáfora vai mudando. A maioria das vezes estou a falar de uma determinada emoção ou sentimento, mas o filme é sobre uma coisa completamente diferente", contou.

Carlos Conceição nasceu e viveu em Angola até aos 21 anos. É no Lubango que a mãe continua a residir e para onde ele viaja, pelo menos, uma vez por ano. Tem uma relação "muito íntima e direta" com o país, disse.

O prémio italiano é atribuído a Carlos Conceição numa altura em que o realizador terá alguns filmes em retrospetiva em julho no festival Curtas Vila do Conde, entre os quais 'Serpentário'.

Carlos Conceição será "o realizador em foco" no festival, com a exibição ainda de três curtas: 'Coelho mau', 'O inferno' e uma versão inédita e remontada de 'Versailles'.

Carlos Conceição, que está a finalizar a longa-metragem 'Adeus King Kong', novamente com o ator João Arrais, terá ainda 'carta branca' do festival para escolher filmes "que dialogam com o seu percurso e a sua obra".

O realizador estará no festival de Vila do Conde para apresentar os filmes e participar numa conversa com João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório