Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas culturais que pode aproveitar por estes dias em Lisboa e no Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:10 - 07/06/19 por Pedro Filipe Pina

Cultura Agenda Cultural

Eis mais um fim de semana que chega. A aproximação do verão traz consigo novas e ótimas sugestões culturais, muito amigas da carteira.

Exposições, mercados, concertos, apresentações, há de tudo um pouco por estes dias, numa agenda que quer agradar 'a gregos e a troianos'.

Não se esqueça que os domingos pela manhã são ótimo momento para descobrir de forma gratuita monumentos e museus espalhados por esse Portugal fora.

Saiba o que pode ver nestes dias 7, 8 e 9 de junho, no Grande Porto e na Grande Lisboa.

Grande Lisboa

Feira do Livro

É especial, a Lisboa da Feira do Livro. O Parque Eduardo VII já está a ser palco da 89.ª edição. Até ao próximo dia 16 de junho, há passeios a dar entre livros, workshops, momentos musicais e muito mais para desvendar já com um novo livro para ler debaixo do braço. Estamos perante aquela que promete ser a maior edição de sempre da Feira do Livro de Lisboa. É aproveitar!

Festas de Lisboa

O verão será longo, saboroso e divertido pela capital. As Festas de Lisboa contam com o seu 'tiro de partida' por estes dias. Há arraiais, santos e tanto, tanto mais para descobrir e aproveitar. O melhor mesmo é clicar aqui e começar já a espreitar o programa, que até contou com um espectáculo de funambulismo para começar a festa. 

O Out Jazz continua

O Out Jazz é já uma das tradições mais 'hip' de Lisboa. Música ao ar livre e bom tempo entre amigos ao final de domingo. A receita é infalível e é para tomar semanalmente. No mês de maio, o Out Jazz decorreu no Jardim da Torre de Belém. Em junho, a festa prossegue mas com novo espaço a servir de casa. É no jardim do Campo Grande que está agora a decorrer a festa e este domingo não será exceção. Saiba mais sobre a edição deste ano do Sommersby Out Jazz aqui.

'Água vai'

A Exposição 'Água Vai, o Saneamento na Cidade de Lisboa' conta a história do saneamento na cidade, desde os tempos da famosa (e escatológica) frase 'Água Vai' até aos dias de hoje. Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até dia 28 de junho, no edifício da Câmara Municipal de Lisboa, no Campo Grande, n.º 25. 

Calouste: uma vida, não uma exposição

Das ciências às artes, há muito que a Fundação Gulbenkian nos tem deixado um legado. Por trás da Fundação há um homem e um nome em destaque, Calouste Gulbenkian. Em 'Calouste: uma vida, não uma exposição', encontramos um percurso pela história de quem foi Calouste e do que deixou para as gerações seguintes. Para ver em Lisboa, na 'casa' que recebeu o seu nome, até ao final do ano. A entrada, essa, é livre.

Todas as Coisas Maravilhosas com Ivo Canelas

Junho é sinónimo de festa em Almada. 'Está tudo em festa' é o mote apropriado. Há uma série de eventos para descobrir. Entre as propostas de entrada livre destacamos esta sexta-feira o espectáculo Todas as Coisas Maravilhosas, um projeto com o ator Ivo Canelas que quebra fronteiras e cruza o teatro imersivo com o storytelling. O espectáculo é gratuito mas apresse-se, que é preciso reservar bilhete. Saiba mais clicando aqui

25 anos de Alcoolemia ao vivo

A Fnac dá-nos mais espectáculos grátis por estes dias. Esta sexta-feira, 7 de junho, o destaque vai para o showcase de Alcoolemia, que celebram 25 anos ao vivo. Para ver na Fnac do Colombo, a partir das 21h30.

Grande Porto

 Salvar a praia em boa companhia

Sim, as propostas que aqui fazemos são culturais. Mas temos também outras sugestões, das que pedem o nosso papel na defesa do planeta. Este sábado, 8 de junho, decorre a maior limpeza de praia de sempre da cidade do Porto. A iniciativa promovida pela Sea Life é simples e aberta a todos: é dar uma 'mãozinha' na limpeza do areal. São 2.7 quilómetros de costa, desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, que vão ser limpos. A iniciativa é aberta à população e a fasquia está elevada - são esperados mais de mil voluntários. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site do Sea Life Porto.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Visita Guiada – Maia 360º - Torre do Lidador

A Torre Lidador é uma referência na cidade e no norte do país de caraterísticas únicas. Construída 101 metros acima do nível médio do mar, medindo da base ao topo 92 metros, é atualmente o 5º Edifício mais alto de Portugal e o mais alto fora de Lisboa. É visível a partir de qualquer uma das dez freguesias do concelho, assim como dos concelhos limítrofes. Esta referência geográfica é também um ponto especial para ver a vista, a 360º.É gratuito. Saiba tudo aqui.

Há Bookkeepers na Fnac

A Fnac de Santa Catarina recebe esta sexta-feira, 7 de junho, pelas 18h30,  a atuação dos Bookkeepers. É mais um momento musical, cumprindo a feliz tradição 'fnaquiana' de nos dar espectáculos mais curtos e intimistas, que são ótima oportunidade para (re)descobrir artistas. 

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 

Quando Largo Amor de Perdição - Porto
Onde De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

O Douro em exposição

A exposição 'Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra' está patente no Reservatório da Pasteleira até 20 de abril. Trata-se de uma exposição sobre a região do Douro, em todo o seus território da fronteira com Espanha até ao mar. A entrada é livre. Para ver até dia 31 de agosto. Mais detalhes aqui.

Há mercado na Praça de Parada Leitão

Às sextas e sábados, manda a 'tradição' que a Praça de Parada Leitão, no centro da cidade Invicta, seja local de mercado. Aproveite o passeio!

Bom fim de semana e boas borlas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório