Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Edição

Festival infantil Catrapim anima Mata do Bussaco em junho

A Fundação Mata do Bussaco promove a 29 e 30 de junho a terceira edição do Festival de Artes para Crianças - Catrapim, que decorrerá naquela floresta candidata a Património da Mundial da UNESCO.

Festival infantil Catrapim anima Mata do Bussaco em junho

O acesso aos dois dias de espetáculos, sábado e domingo, é gratuito.

"Apenas os veículos com motor estão sujeitos à habitual taxa de entrada na floresta", avisa a Câmara Municipal da Mealhada, parceira da Fundação na realização do evento, que recebe este ano o apoio da empresa The Navigator Company.

A organização do Catrapim sugere ao público que estacione os seus veículos fora da Mata, junto às Portas de Sula, no local habitual das comemorações da Batalha do Bussaco (zona Poente), e faça o percurso a pé ou utilize os miniautocarros disponibilizados gratuitamente pela Fundação Mata do Bussaco, entre as 13h30 e as 19h30.

A intenção dos organizadores é a de que o Catrapim "associe cultura e natureza", levando os participantes a "praticar boas ações" ambientais que lhes garantam o acesso gratuito aos espetáculos de teatro, música, marionetas, poesia, 'showcooking' (com produtos da Mata), arte circense e outras artes performativas que irão decorrer em palcos espalhados pela mata.

Cada criança participante terá um passaporte ambiental, que terá de ser carimbado pelo 'staff' do Catrapim, de modo a permitir a livre circulação entre os vários palcos dispersos pela Mata. Para obter o carimbo, as crianças terão de saber separar o lixo, praticar uma boa ação ambiental ou responder a questões sobre boas práticas ambientais.

Sónia e as Profissões e Avô Cantigas são os cabeças-de-cartaz do evento que este ano será dedicado à sustentabilidade ambiental e preservação da natureza, com o tema 'Floresta feliz'.

O festival de artes terá oito palcos dispersos pela floresta, diversas animações de rua e uma série de jogos a decorrerem entre as 14h30 e as 19h00.

Para além dos espetáculos do Avô Cantigas, dia 29 de junho (sábado), às 18h00, e, no dia seguinte, à mesma hora, de Sónia e as Profissões, o cartaz do Catrapim contará também, em ambos os dias, durante toda a tarde, com a presença dos 'Irmãos Esferovite', uma aventura musical e circense de uma banda de quatro palhaços.

Os organizadores prometem animação constante para os dois dias. A Cinderela e o Pinóquio irão visitar os jardins, e a companhia de teatro Mandrágora irá apresentar um espetáculo de marionetas inspirado na envolvência da serra do Bussaco.

A organização promete ainda animação pela Atrapalh'Arte, companhia de dirigida ao público infantil, e o Zé Mágico, "com os seus truques que deixam crianças e adultos boquiabertos".

Nas Portas de Coimbra, o escritor e animador infantil André Madaleno irá contar histórias e estórias aos mais pequenos. Também ali, as crianças poderão participar num 'showcooking' a cargo dos professores do curso de cozinha da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, e da doceira Tia Lídia.

As Portas de Coimbra serão também palco para a companhia Trincheira Teatro, que irá apresentar uma peça em que a figura principal será Rafa, uma criança da cidade que encontra uma folha de jornal amassada no chão que lhe revela que o último marco de correio vai deixar de existir.

Ainda nas Portas de Coimbra ficará o grande espaço The Navigator Company, denominado 'Dá a mão à floresta'. A companhia promete "apresentar uma série de jogos e entretenimentos, já testados com enorme êxito noutros eventos em território nacional".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório