Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Os 26 que chegaram à final da Eurovisão. Quem sairá vencedor?

Pelo caminho ficou Portugal, com o tema 'Telemóveis' de Conan Isiris, mas na final da 64.ª edição Festival da Eurovisão da Canção 2019, que acontecerá mais logo em Telavive, estarão estes 26 países em competição. Resta saber qual deles se sagrará vencedor.

Notícias ao Minuto

08:26 - 18/05/19 por Sara Gouveia

Cultura Eurovisão

Na primeira semifinal da 64.ª edição do Festival da Eurovisão da Canção, que decorreu na noite de terça-feira, dia 14 de maio, estiveram representados os primeiros 17 países. Dessa leva foram selecionados os primeiros dez.

Infelizmente Portugal, representado por Conan Osiris com a música 'Telemóveis', não foi um deles. Chipre, Eslovénia, República Checa, Bielorrusia, Sérvia, Austrália, Islândia, Estónia, Grécia e San Marino foram os primeiros apurados.

Esta quinta-feira foi a vez dos restantes 18 países irem a concurso, na segunda semifinal, mas apenas Macedónia, Holanda, Albânia, Suécia, Rússia, Azerbaijão, DinamarcaSuíça, Noruega e Malta garantiram um lugar na final.

Estes 20 países vão esta noite juntar-se aos chamados 'cinco grandes' - França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido - e ao país anfitrião, Israel, para disputarem o galardão de vencedor.

Após a realização de um sorteio, esta será a ordem de atuação dos 26 finalistas da 64.ª edição do Festival da Canção:

  1. Malta;
  2. Albânia;
  3. República Checa;
  4. Alemanha;
  5. Rússia;
  6. Dinamarca;
  7. San Marino;
  8. Macedónia;
  9. Suécia;
  10. Eslovénia;
  11. Chipre;
  12. Holanda;
  13. Grécia;
  14. Israel;
  15. Noruega;
  16. Reino Unido;
  17. Islândia;
  18. Estónia;
  19. Bielorrússia;
  20. Azerbaijão;
  21. França;
  22. Itália;
  23. Sérvia;
  24. Suíça;
  25. Austrália;
  26. Espanha.

Recorde-se ainda que na final poderá assistir à atuação de Madonna, que vai apresentar uma versão alterada do êxito 'Like a Prayer' e um novo single 'Future'. Também os vencedores de edições anteriores Eleni FoureiraVerka SerduchkaMans Zelmerlow e Conchita Wurst subirão, esta noite, ao palco para apresentar um medley com antigas músicas de sucesso.

Veja na galeria acima o que se pode esperar para cada uma das atuações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório