Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 300 mil fãs de 'Game of Thrones' assinam petição por novo final

A série está à beira de terminar mas há quem não esteja contente com a última temporada. Atenção, que este artigo conta com spoilers.

Mais de 300 mil fãs de 'Game of Thrones' assinam petição por novo final
Notícias ao Minuto

13:30 - 16/05/19 por Pedro Filipe Pina

Cultura Televisão

É o maior sucesso televisivo dos últimos anos, mas a última temporada de 'Game of Thrones' está a ter um sabor agridoce para alguns fãs.

Falta pouco mais de uma hora para uma década de televisão chegar ao fim. O sexto, e último episódio da oitava temporada, vai durar 80 minutos. Entre domingo e segunda-feira, boa parte do mundo (Portugal incluído) estará 'preso' ao pequeno ecrã para ver como tudo acaba. Há, no entanto, muitos fãs descontentes.

David Benioff e D.B. Weiss são os produtores e argumentistas responsáveis pela série. E é sobre eles que pendem boa parte das críticas dos fãs, daí que não seja acaso que sejam também eles os visados numa petição algo ambiciosa que já foi assinada por cerca de 350 mil fãs. E o que pede esta petição? Que a HBO volte a gravar toda a última temporada, "para algo que tenha sentido".

A petição em causa, lançada ainda na semana passada, deu um valente 'pulo' nos números de assinantes nas últimas 24h. E o ritmo de assinatura parece ainda não ter abrandado.

Esta temporada tem sido composta por episódios longos. Ainda assim, parece unânime entre os críticos que havia margem na história para concluir o arco narrativo de 'Game of Thrones' com outro ritmo, detalhes e cuidado.

História de um caminho para um final (in)feliz

'Game of Thrones' é uma adaptação da saga escrita por George RR Martin. Nas primeiras quatro temporadas, a série teve como base fiel os livros. Mas a partir da quinta temporada foi sendo preparado um novo caminho: a história na série avançou a uma velocidade superior à escrita de George RR Martin, o que quer dizer que a adaptação ultrapassara já a ideia original. E havia que seguir caminho.

O homem que imaginou o mundo de Westeros ainda não concluiu o sexto livro. Ainda assim, chegou a sentar-se à mesa com David Benioff e D.B. Weiss, onde lhes deu linhas gerais sobre o final que tinha imaginado. 

Algumas das críticas sobre a dita 'falta de sentido' na série serão, eventualmente, reflexo da necessidade de os criadores porem fim a uma história que, à data, não tinha de todo um fim. Apenas as tais linhas gerais.

O último episódio a ser transmitido (e atenção que vêm aí os spoilers) ficou marcado pelo fim de personagens relevantes, como é o (provável) caso de Cersei e Jaime Lannister, mas também da mudança de Daenarys. Ela, que começou como vítima de tráfico (vendida pelo irmão a bárbaros), e se tornou uma implacável libertadora de escravos, assumiu agora o papel de tirana, capaz de destruir tudo à sua passagem com recurso a um poderoso dragão (uma espécie de arma nuclear no contexto desta inventada Westeros).

Daenarys já teria dado sinais ao longo da série da sua propensão para a violência. Mas para muitos fãs não só foi 'longe demais' como tudo aconteceu de forma demasiado rápida.

Falamos de ficção e, como tal, estamos sempre no campo de alguma subjetividade. Mas a verdade é que esta última temporada seria sempre um desafio na hora de dar um final a esta guerra dos tronos.

A HBO, que produz a série, estava disposta a dar mais tempo aos criadores. Mas o trabalho extenuante e a vontade de prosseguir carreira noutros projetos terão contribuído para que David Benioff e D.B. Weiss optassem por 'fechar tudo' em duas temporadas. De resto, o próximo projeto de ambos não será coisa pequena, dado que envolve o universo 'Star Wars'.

Petição bem sucedida?

Não é de agora que há fãs descontentes com o final de uma série. 'Lost' e 'Dexter' são históricos casos de desilusão entre os fãs. Em breve saberemos como será recebido o último episódio de 'Game of Thrones'.

No passado, a pressão de fãs permitiu que houvesse soluções mais satisfatórias. Séries de ficção-científica como 'Firefly' e o mais recente 'Sense 8' foram canceladas mas tiveram direito a filme, que ajudou a 'fechar o ciclo' para os fãs. No cinema, há muito que vimos 'remakes' fazerem mudanças ao produtor original. Já refazer uma temporada inteira de uma série com este nível de custos de produção - como se pede na petição - parece pouco provável.

Seja como for, o final da série chega dentro em breve. E caso George RR Martin consiga acabar os livros que faltam, os fãs ainda poderão ver personagens terem destinos diferentes do que viram na série.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório