Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Há borlas culturais para aproveitar. Ora espreite.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:01 - 03/05/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

Já lá vão o tempo de 'Abril águas mil'. 

Maio chegou e com ele temos um primeiro fim de semana com ofertas culturais amigas da carteira.

Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos culturais gratuitos na Grande Lisboa e no Grande Porto, que pode aproveitar nestes dias 3, 4 e 5 de maio.

Neste primeiro fim de semana do mês há música, exposições, workshops e muito mais para agradar tanto a miúdos como a graúdos.

O melhor mesmo é preparar a agenda para escolher o que pode fazer. Fique com as nossas sugestões.

Grande Lisboa

O Out Jazz está de volta

O Out Jazz é já uma das tradições mais 'hip' de Lisboa. Música ao ar livre e bom tempo entre amigos ao final de domingo. A receita é infalível e para tomar semanalmente. Este domingo, 5 de maio, começa a edição de 2019 do festival. Trance Trio e João Tenreiro fazem as honras deste fim de semana de abertura. No mês de maio o Out Jazz decorre no Jardim da Torre de Belém.

Oeiras com Ritmo Jovem

O Festival Ritmo Jovem apresenta-se como sendo "para toda a família" e não sem razão. A entrada 'só' é gratuita até aos 12 anos de idade pois o Festival é para a pequenada. Mas os adultos também vão ter direito a espaços para se divertirem. O festival decorre no Jardim do Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha, Oeiras, nestes dias 3, 4 e 5 de maio. 

Clara Não 

A Apaixonarte tem o prazer de apresentar 'Não é hoje'. Uma exposição individual de Clara Não. A inauguração com a presença da artista está marcada para dia 3 de Maio, a partir das 18h. A exposição estará patente até dia 25 de maio. A entrada, essa, é gratuita, como se quer.

Aquarelas do Descobrimento

Um dos mais importantes trabalhos inspirados na expedição que resultou na descoberta do Brasil chegou pela primeira vez a Portugal no dia 9 de março, exatamente 519 anos depois de a armada comandada por Pedro Álvares Cabral partir de Lisboa. São 52 as obras que integram a exposição 'Aquarelas do Descobrimento', de Carybé, artista plástico que, ao longo da sua brilhante carreira, retratou o Brasil de forma muito própria. É a última oportunidade! A exposição está patente até dia 4 de maio, no Palácio da Independência (Largo São Domingos, 11 - Lisboa). Para mais informações, clique aqui.

Calouste: uma vida, não uma exposição

Das ciências às artes, há muito que a Fundação Gulbenkian nos tem deixado um legado. Por trás da Fundação há um homem e um nome em destaque, Calouste Gulbenkian. Em 'Calouste: uma vida, não uma exposição', encontramos um percurso pela história de quem foi Calouste e do que deixou para as gerações seguintes. Para ver em Lisboa, na 'casa' que recebeu o seu nome, até ao final do ano. A entrada, essa, é livre.

O Rossio é de Ana Jotta

Do Porto, mais concretamente de Serralves, chega 'Joana', projeto da autoria da portuguesa Ana Jotta. O conjunto de peças encontrou nova casa para os próximos tempos. As obras estão penduradas no teto do primeiro piso da Estação do Rossio, à espera da sua visita. Patente até 20 de junho.

Grande Porto

Jazz Images

A Fnac de Santa Catarina, no 'coração' da Invicta, conta com uma exposição de fotografias de Jean-Pierre Leloir, o fotógrafo que reservou o seu lugar entre nomes maiores do jazz. Para descobrir até dia 3 de junho. Saiba mais aqui.

Amulador all night set - free entry

É já esta sexta-feira que a Gare Porto (Rua da Madeira, 182) recebe um dj set especial. Amulador, "uma entidade em movimento", promete dar música e vida a esta sexta-feira num espectáculo de entrada livre.

Percussão Bateria

Matosinhos, por estes dias, é terra de ritmos. A 11.º edição do Percussão Bateria vai tomar conta do auditório Mário Rodrigues Pereira com os mais diversos percussionistas e bateristas. A entrada é gratuita mas convém fazer reserva. Espreite aqui para ficar a conhecer os detalhes.

 Os Idiotas num Curto Espaço

Cultura Curto Espaço (Rua Major Agnelo Moreira, 14), em Vila Nova de Gaia, vai apresentar a exposição 'Os Idiotas', de Ricardo Nicolau de Almeida, um curioso trabalho para ver este fim de semana de 4 e 5 de maio com obras todas feitas em plástico recolhido da praia.

Dias que Voam Outono

A Fnac do MAR Shopping recebe  a apresentação do Livro 'Dias que Voam Outono', com a presença do autor, o romancista e arquiteto Fernando André Gonçalves, e do editor Jorge Castelo Branco.  Encontro marcado para este domingo, 5 de maio, pelas 17h.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados, o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório