Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Edição

Dia Mundial da Dança comemorado em Almada com espetáculos e atividades

A Companhia de Dança de Almada vai apresentar um programa de espetáculos e atividades entre 26 de abril e 3 de maio para assinalar o Dia Mundial da Dança, que se comemora a 29 de abril.

Dia Mundial da Dança comemorado em Almada com espetáculos e atividades
Notícias ao Minuto

13:21 - 22/04/19 por Lusa

Cultura UNESCO

De acordo com a programação, as atividades iniciam-se na sexta-feira, em Almada, com a realização de um laboratório internacional decorrente do projeto CLASH!, apoiado pelo programa Europa Criativa, subordinado ao tema 'O clássico e o contemporâneo na formação de bailarinos'.

O Dia Mundial da Dança, instituído pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, em 1982, é celebrado a 29 de abril, data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica 'Lettres sur la Dance', Jean-Georges Noverre (1727-1810).

Na sexta-feira e no sábado, serão desenvolvidas oficinas práticas e debates teóricos que contam com a participação de profissionais de dança das companhias parceiras: Balletto di Roma (Itália), Polish Dance Theatre (Polónia), 420 People Dance (República Checa), Derida Dance Center (Bulgária) e Sapienza Università di Roma (Itália).

O projeto CLASH! foi criado para estudar o estado da arte na Europa no que respeita ao encontro entre a dança clássica e a contemporânea nas questões estéticas e artísticas, formação de bailarinos, desenvolvimento de públicos e gestão das companhias de dança.

No sábado, a Companhia de Dança de Almada estreia um programa composto por duas novas criações: "Qu'ils mangent de la brioche: #publicperception", coreografado por Luís Malaquias com base na história de Maria Antonieta, rainha francesa guilhotinada durante a Revolução Francesa, numa decisão do tribunal revolucionário que marcou a história do país.

Será também apresentada uma criação resultante de uma residência artística da coreógrafa sueca Julia Ehrstrand, com título ainda por anunciar.

No próprio Dia Mundial de Dança, a 29 de abril, segunda-feira, no Cine Teatro Sede da Academia Almadense, realiza-se uma sessão comemorativa para reflexão sobre o impacto das atividades da Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) ao longo de quase 30 anos de trabalho na cidade, com a presença da fundadora e diretora, Maria Franco.

Nesta sessão serão apresentados alguns vídeos sobre o trabalho da companhia e extratos coreográficos ao vivo.

No dia seguinte, também em Almada, será apresentado o resultado dos projetos de formação e integração social desenvolvidos pela Ca.DA com a comunidade local.

Com coreografias de Rita Judas e Susana Rosendo, os alunos da turma de Dança e Movimento para seniores da Ca.DA Escola/Almasénior e um grupo de crianças do Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto apresentam um espetáculo inspirado em cenas de filmes que marcaram a História do cinema.

A terminar o programa, a 3 e 4 de maio, a Ca.DA apresenta "Óptima", um espetáculo resultante do projeto coreográfico, criação da professora e coreógrafa Maria José Bernardino.

A Companhia de Dança de Almada iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990 e desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística, formação em dança e programação cultural.

Tem em reportório mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e estrangeiros, entre eles Clara Andermatt, Peter Michael Dietz, Benvindo Fonseca, Paulo Ribeiro, Jean Paul Bucchieri, Filipa Francisco, Cláudia Dias, Guillermo Horta Bettencourt, Daniel Cardoso, Ricardo Ambrózio, Luís Marrafa e São Castro.

Apresenta-se com regularidade em digressão no país e no estrangeiro, nomeadamente na Europa (Espanha, França, Suíça, Itália, Grécia, Croácia, Polónia, República Checa), África (Cabo Verde), América (Brasil) e Ásia (China).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório