Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Pedagogia das ruas: Porto 1977' inaugurada hoje em Nova Iorque

A Mishkin Gallery, em Nova Iorque, recebe, a partir de hoje, trabalhos fotográficos realizados pela artista portuguesa Elvira Leite no ano de 1977 no Porto.

'Pedagogia das ruas: Porto 1977' inaugurada hoje em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

07:24 - 13/03/19 por Lusa

Cultura Exposição

A exposição, intitulada 'Pedagogia das ruas: Porto 1977', estará disponível até 09 de maio, numa galeria que pertence ao Baruch College, da Universidade de Nova Iorque.

Segundo um comunicado da instituição, 'Pedagogia das ruas: Porto 1977' é um conjunto de fotografias de estudo que a pintora e educadora Elvira Leite realizou em volta da Sé do Porto, na zona de Pena Ventosa, em interação com crianças e para analisar o seu comportamento e recetividade a novas metodologias de ensino em espaços públicos, na década de 1970.

A exposição conta com a curadoria de duas docentes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Lúcia Almeida Matos e Susana Lourenço Marques - que em 2016 apresentaram a exposição 'Quem te ensinou? -- Ninguém' no Porto, com trabalhos de Elvira Leite.

A mostra de imagens vai juntar materiais de arquivo do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), um programa estatal de alojamento criado em 1974 para dar resposta à crise de habitação em Portugal, que, segundo o comunicado, deu oportunidades e esperanças aos artistas de criar melhores condições de vida e manter os laços de comunidade.

O SAAL surgiu por iniciativa legislativa do então secretário de Estado da Habitação e Urbanismo, Nuno Portas, tendo por objetivo envolver as populações que residiam em condições precárias na resolução dos seus problemas habitacionais, junto do Estado e das brigadas que punham o projeto no terreno.

O comunicado do Baruch College, que irá receber a exposição, recorda que o SAAL tentou enfatizar a parte social e coletiva do design, construção e administração, o que inspirou Elvira Leite a ver o espaço público como palco para projetos dirigidos à infância, onde as crianças encontrassem coisas de interesse pessoal no espaço que as rodeava.

Por seu lado, a Galeria Mishkin de Nova Iorque descreve que, 'por um breve, mas explosivamente criativo ano após a dissolução do SAAL [1976], as ruas do Porto -- vistas como um bairro insalubre da classe operária no centro da cidade -- tornaram-se num sítio para a arte, participação e discurso de e para crianças'.

'Pedagogia das ruas: Porto 1977' em Nova Iorque tem apoio da Universidade do Porto, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Baruch College e da Weissman School of Arts and Sciences.

Elvira Leite nasceu no Porto em 1936 e seguiu por uma carreira artística e pedagógica depois de se licenciar na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1962.

Além de ter sido professora do ensino básico e secundário, foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) e colaborou com o Governo português em ações de formação.

Elvira Leite foi condecorada, em 2004, pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório