Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal representado com 12 galerias nos 10 anos de feira de arte

Portugal vai estar representado com 12 galerias na Feira Internacional de Arte Contemporânea Justmad, em Madrid, de 26 de fevereiro a 03 de março, celebrando uma década com a participação de 60 galerias.

Portugal representado com 12 galerias nos 10 anos de feira de arte
Notícias ao Minuto

18:34 - 11/02/19 por Lusa

Cultura Justmad

De acordo com a organização, a feira, que decorrerá no Palácio Neptuno, vai introduzir uma nova secção chamada Solo Portugal, com galerias portuguesas.

Com direção de Semíramis González e Daniel Silvo, a feira irá celebrar uma década contando com galerias de países como a Áustria, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Uruguai e Venezuela.

"A Justmad tornou-se uma referência na arte emergente e na descoberta, tanto de novos artistas como de galerias com projetos originais e inovadores com qualidade", segundo um comunicado dos diretores.

De Portugal vão participar, de Lisboa, a Galeria Arte Periférica, Perve, Ratton, Galeria das Salgadeiras, Galeria São Mamede, Acervo, Galeria 111, Trema e Monumental, do Porto, a Galeria Sala 117, de Coimbra, a Sete, e, de Ílhavo, a Galeria Nuno Sacramento.

O comité de seleção foi composto pelos galeristas Nathaniel Pitt (Pitt Studio, Londres), Norberto Dotor (Fúcares, Almagro), Rui Brito (Galería 111, Lisboa) e as colecionadoras de arte Oliva Arauna, Pilar Ciloter e Basola Vallés.

No programa geral entram, entre outras, a 55sp (São Paulo), Alalimón Gallery (Barcelona), Projects (Madrid), Artig Gallery (Berlim e Barcelona), Flux23 (Viena), Heartbeats (Cidade do México), Loo & Lou (Paris), Pitt Studio (Londres), Via Thorey (Vitoria, Brasil), White Noise (Roma).

A nova secção Solo Portugal será comissariada por Lourenço Egreja, comissário da feira de arte JustLX, que celebrou em maio do ano passado a sua primeira edição em Lisboa.

A seleção de artistas residentes desta edição da Justmad é composta por Olalla Gómez (Madrid, 1982), escolhida pela galeria Antonia Puyó (Zaragoza), Diogo Tudela (Porto, 1987), pela galeria Sala 117 (Porto), Varvara Guljajeva & Mar Canet (Estónia e Barcelona, 1981), pela Alalimón Gallery (Barcelona), e Jonathan Notario (Leão, 1981), pela galeria Eldevenir (Málaga).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório