Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Curador alemão Tobi Maier vai dirigir Galerias Municipais de Lisboa

O curador e crítico de arte alemão Tobi Maier foi selecionado para dirigir as Galerias Municipais de Lisboa, revelou hoje à agência Lusa a presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Joana Cardoso.

Curador alemão Tobi Maier vai dirigir Galerias Municipais de Lisboa
Notícias ao Minuto

19:48 - 07/02/19 por Lusa

Cultura EGEAC

De acordo com a responsável, esta foi a escolha do júri do concurso, que era composto pela própria presidente da EGEAC e pelos curadores Isabel Carlos e Sérgio Mah.

Curador, crítico de arte, investigador e docente, Tobi Maier foi escolhido tendo por base o currículo, a proposta de candidatura e a entrevista.

De nacionalidade alemã, viveu em Portugal "e tem uma relação próxima com o meio artístico local e simultaneamente uma vasta experiência internacional", indicou a presidente da EGEAC sobre o eleito, que irá substituir Sara Antónia Matos na direção daqueles espaços culturais.

"Tendo tido um processo de consolidação importante, acreditamos que as Galerias Municipais vão beneficiar da experiência profissional trazida por Tobi Maier, que se irá mudar de Berlim para Lisboa para assumir este desafio a partir do dia 01 de março", indicou a responsável à Lusa.

Tobi Maier foi curador no Frankfurter Kunstverein (2006-2008), na Manifesta 7 em Rovereto (2008) e no MINI/Goethe-Institut Curatorial Residencies Ludlow 38, em Nova Iorque (2008-2011).

Foi também curador associado da 30.ª Bienal de São Paulo (2011-2012) e organizou o espaço de exposições "Solo Shows", em São Paulo (2015-2018).

As suas curadorias recentes incluem mostras individuais com Ernesto de Sousa, Ursula Böckler, Sidsel Meineche Hansen, Marssares, Tobias Madison, Karin Schneider, Pablo Pijnappel, Wlademir Dias-Pino, Joen Vedel e Anne-Mie van Kerckhoven.

Tobi Maier é mestre em Estudos Curatoriais pelo Royal College of Art, Londres e doutor em Poéticas Visuais, pela Escola de Comunicações em Artes-Universidade de São Paulo.

Contribui com textos para catálogos e para revistas de arte contemporânea como a Artforum, ArtReview, Frieze, Flash Art e Texte zur Kunst.

Entre outros, lançou durante 2018 a revista "OEI #80--81: The zero alternative. Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards", editado em colaboração com Jonas Magnusson, Cecilia Groenberg e Hugo Canoilas.

O concurso para a direção artística das Galerias Municipais de Lisboa recebeu 15 candidaturas, e tinham sido selecionados três finalistas.

Aberto em 11 de dezembro de 2018, o concurso teve o seu término da entrega de candidaturas no passado dia 14 de janeiro e seleciona um responsável para um mandato de três anos.

As Galerias Municipais são constituídas por cinco espaços de exposições de arte contemporânea sem coleção: Galeria Quadrum, Pavilhão Branco, Galeria da Boavista, Torreão Nascente da Cordoaria e Galeria da Avenida da Índia.

A curadora Sara Antónia Matos substituiu João Mourão na direção das Galerias Municipais, em janeiro de 2017, acumulando com a direção do Atelier-Museu Júlio Pomar, onde se mantém e onde se encontra desde 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório