Meteorologia

  • 18 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Lisboa acolhe exposição sobre estúdios de animação Aardman

O trabalho visual dos estúdios britânicos Aardman, de cinema de animação, com marionetas, cenários e desenhos, vai ser mostrado numa exposição, a partir do dia 14, no Museu da Marioneta, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Lisboa acolhe exposição sobre estúdios de animação Aardman
Notícias ao Minuto

12:06 - 04/02/19 por Lusa

Cultura Cinema

A exposição é uma das iniciativas que antecipa o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, marcado para março, e incluirá a presença em Lisboa de Peter Lord, um dos fundadores dos estúdios, em data a anunciar.

Os estúdios Aardman voltam a estar em exposição em Portugal - agora em Lisboa - depois de ter acontecido uma retrospetiva em 2011, na Solar - Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde.

Em Lisboa, a exposição apresentará 47 marionetas, oito cenários, 'storyboards', desenhos e esboços de produções de animação nascidas nos estúdios Aardman, como por exemplo as séries 'Wallace e Gromit', 'Creature conforts' e 'Ovelha Choné' e os filmes 'A Fuga das galinhas' e 'A idade da pedra'.

Os estúdios Aardman foram fundados em Bristol em 1972, por Peter Lord e David Sproxton, e dedicaram-se sobretudo à produção de conteúdos de animação com a técnica 'stop motion', em séries de televisão, publicidade e longas-metragens.

Aos estúdios estão associados realizadores como Peter Lord, Nick Park, Rebecca Manley e Sarah Cox.

Recorde aqui a entrevista do Notícias ao Minuto a Emanuel Nevado, o único animador português a trabalhar na equipa de Nick Park, realizador de filmes como 'A Fuga das Galinhas' (2000), o filme de animação em stop motion mais lucrativo de sempre, e vencedor de três Óscares de Melhor Curta de Animação.

Grande parte do trabalhos dos estúdios, premiado internacionalmente, já passou em várias edições do festival Monstra, pelo menos desde 2008, ano em que foi prestada homenagem ao cinema de animação do Reino Unido.

A exposição 'A magia dos estúdios Aardman' ficará patente no Museu da Marioneta até 21 de abril.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório