Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

É hora de ver as borlas culturais que pode aproveitar na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:25 - 01/02/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

Com dúvidas sobre o que fazer este fim de semana?

Não há que ter receio se o tempo não ajudar, porque há muito por descobrir na Grande Lisboa e Grande Porto.

Como já é hábito, o Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos grátis.

A lista é variada e para gostos muito diversos. Antes de a espreitar, não se esqueça que há muitos museus e monumentos pelo país fora de portas abertas ao domingo, à espera da sua visita.

Grande Lisboa

Eça e Os Maias

Eça de Queirós, nome maior na literatura portuguesa, é o centro de uma exposição em Lisboa, a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da Fundação que partilha o nome com o escritor. Fotografia, pintura, escultura, música e filmes, caricaturas, cartas, crónicas, peças do espólio pessoal de Eça de Queirós exibidas pela primeira vez em Lisboa. Imperdível. A exposição está patente até 16 de fevereiro. Saiba mais aqui

Eu estive aqui - História do Graffiti de A a Z

Numa exposição organizada e desenhada por António Jorge Gonçalves, olhamos para o Graffiti para lá da dimensão de simples rabisco na parede para encontrar as relações entre o graffiti contemporâneo e aquilo que os humanos foram riscando em diferentes épocas e geografias. A iniciativa decorre no LU.CA Teatro Luis de Camões, na  Calçada da Ajuda, Lisboa. Decorre entre dia 1 e 10 de fevereiro e é de entrada livre. Saiba mais aqui.

Feira do Livro Nocturna

Este fim de semana há Feira do Livro Nocturna no número 12 da Rua dos Anjos, em Lisboa. Mais uma vez, a iniciativa fica a cargo do Mob - espaço associativo. Há saldos para aproveitar!

Há mercado no CCB

O primeiro domingo de cada mês é sinónimo de mercado no ex-libris lisboeta que é o Centro Cultural de Belém. Este domingo, 3 de fevereiro, não é exceção. 

Sob a chama da candeia de Francisco de Holanda

'Sob a chama da candeia' é uma exposição que acompanha, através de dezenas de livros, o percurso de Francisco de Holanda, figura do século XVI que marcou o Renascimento entre nós e cujo legado perdura até aos nossos dias. A exposição está patente na Biblioteca Nacional, em Lisboa, até dia 16 de fevereiro.

Grande Porto

Há música no Mercado Bom Sucesso

Tem sido um sucesso, o Mercado Bom Sucesso, com música ao vivo para desfrutar todos os fins de semana. Este sábado, 2 de fevereiro, há Samba do B. para descobrir, a partir das 21h.

'Pour ma Sophie'

Sophia de Mello Breyner Andresen, nome maior da poesia lusa do século XX, vai contar com uma exposição para assinalar o centenário do seu nascimento. A escritora portuense a quem o Jardim Botânico do Porto serviu de inspiração em vários momentos.  Há cerca de 300 livros da sua biblioteca pessoal, dedicatórias, correspondência, manuscritos e outros documentos para descobrir numa exposição que conta como curador com Martim Sousa Tavares, neto de Sophia. Tudo para ver no Jardim Botânico do Porto. Saiba mais aqui.

Os contos de Edgar Allan Poe ilustrados

Os contos do universo fantástico de Edgar Allan Poe tiveram direito a tributo através de ilustrações. 'Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe' é o nome da exposição que conta com o trabalho de 28 artistas nacionais. Para descobrir na Fnac do MAR Shopping, até dia 3 de abril. Saiba mais aqui.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 

Quando Largo Amor de Perdição - Porto
Onde De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

Bom fim de semana e boas descobertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório