Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Várias iniciativas em Lisboa assinalam 50 anos da morte de António Sérgio

No âmbito do cinquentenário da morte do ensaísta António Sérgio, que fez parte da revista Seara Nova e foi ativista político, são inauguradas na quinta-feira duas exposições, em Lisboa, entre outras iniciativas.

Várias iniciativas em Lisboa assinalam 50 anos da morte de António Sérgio
Notícias ao Minuto

18:30 - 23/01/19 por Lusa

Cultura Lisboa

"António Sérgio, um homem que pensou Portugal" é o mote da exposição que ficará patente, a partir de quinta-feira à tarde, na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em Lisboa, e que privilegia a sua faceta de autor, pensador e historiador, que problematizou a questão socioeconómica portuguesa, com especial incidência nas políticas de transporte e fixação da criação de riqueza.

Outra exposição, "Sérgio'19", dá destaque à sua faceta política, e é inaugurada na quinta-feira às 18:00 na Assembleia da República, contando com a presença, entre outras personalidades, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.

Segundo o 'site' da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que coordena as iniciativas, no palácio de S. Bento disponibilizam-se "dados, documentos, notícias e objetos que visam propor ao visitante possibilidades de resposta e, igualmente, encarar o pensamento de Sérgio como algo pertinente e vivo".

António Sérgio (1883-1969) desenvolveu em Portugal, na teoria e de forma prática, a ideia do cooperativismo como modelo de uma sociedade; politicamente fez parte, como ministro da Educação, do Governo de Álvaro de Castro, em 1923.

Esteve exilado em Paris, de 1926 a 1933, com o fim da I República e já no Estado Novo (1933-1974), ligou-se sempre aos movimentos oposicionistas, tendo estado, entre outras iniciativas, na génese da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958.

Na SPA, à 17:00 inicia-se um programa vasto, que inclui a exposição "António Sérgio, um homem que pensou Portugal", constituída por reproduções de fotografias, documentos e manuscritos do autor de "Breve Interpretação da História de Portugal".

O ex-ministro das Finanças Guilherme d´Oliveira Martins apresenta uma conferência sobre "António Sérgio - Vida e Obra", seguindo-se "improvisações" ao piano, "Obra de homenagem a António Sérgio", por António Victorino de Almeida.

Neste âmbito, está ainda previsto a apresentação do livro "António Sérgio. Breves Percurso e Herança", de João Salazar Leite, e a entrega do Prémio António Sérgio, em diferentes categorias.

Em Inovação e Sustentabilidade, os vencedores, em 'ex-aequo', são a cooperativa de consultadoria Coolabora-Troca a Tod@s e a empresa social U.DREAM - Expansão da U.DREAM para a cidade de Aveiro, sendo as Menções Honrosas entregues à Solidaried'arte, Loja Eco Solidária Itinerante e à Casa do Povo de Abrunheira -- ArteMemória - Cuidar da memória através da arte.

Na categoria de Estudos e Investigação, o vencedor é Vítor Manuel Figueiredo, pelo ensaio "As Cooperativas como Alianças Estratégicas: Fatores de sucesso para a satisfação dos cooperadores vitivinícolas da região do Dão", e em Trabalhos de Âmbito Escolar o vencedor foi o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém -- Projeto AGIR, em Ourém, no distrito de Santarém.

Na categoria de Trabalhos Jornalísticos, os vencedores, 'ex-aequo', são Isabel Osório pela reportagem especial "Os 25 Anos da Associação Abraço", e Marta Gonçalves e Nuno Botelho, pela reportagem "Gente bonita come fruta feia: as virtudes da imperfeição", tendo uma Menção Honrosa sido atribuída a Pedro Vasco Oliveira, pela grande reportagem, "Confederação Portuguesa de Economia Social: Nascimento de uma organização impensável há pouco mais de um ano".

O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social distingue Francisco Silva, da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), e com "Honra à Capacidade Empreendedora", Ivone Félix, da CerciOeiras (Cooperativa Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade), no distrito de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório