Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Netflix vai reforçar aposta nos filmes e ameaça Hollywood

A plataforma quer lançar 55 filmes originais por ano e conta com a colaboração de Martin Scorsese, Steven Soderbergh e Guillermo del Toro.

Netflix vai reforçar aposta nos filmes e ameaça Hollywood
Notícias ao Minuto

23:56 - 18/12/18 por Fábio Nunes

Cultura Cinema

A aposta da Netflix nos filmes promete ser cada vez maior nos próximos anos e 2019 vai já assinalar esse reforço da plataforma. Com ‘Roma’ de Alfonso Cuarón a ser um dos filmes mais elogiados pela crítica quando estamos prestes a entrar na temporada dos prémios, e tendo já conquistado uma nomeação para Melhor Filme Estrangeiro dos Globos de Ouro e a estar entre os nove finalistas para a mesma categoria dos Óscares, este pode muito bem ser apenas o início da grande estratégia cinematográfica da Netflix, adianta o The New York Times.

Sob a liderança de Scott Stuber, o responsável de filmes da Netflix, a plataforma já traçou um objetivo: quer lançar 55 filmes originais por ano, alguns dos quais com orçamentos que podem atingir os 200 milhões de dólares (mais de 176 milhões de euros). Só para se ter uma ideia, a Universal, um dos principais estúdios de cinema de Hollywood, lança habitualmente cerca de 30 filmes por ano.

O plano começa já no próximo ano e a Netflix conta com filmes de realizadores galardoados. São os casos de Martin Scorsese, Steven Soderbergh ou Guillermo del Toro. “Se queres construir um grande estúdio de cinema, tens de construí-lo com grandes realizadores”, afirma Scott Stuber. Mas a Netflix não conta só com realizadores de renome. Meryl Streep encabeça a lista de atores que vão entrar em filmes da Netflix.

“Queremos construir um grande estúdio que seja entusiasmante para os artistas. Ao fazermos isso, é importante estarmos abertos ao criticismo. Quando um grande artista diz ‘Hey, isto funciona’, então devemos tentar resolvê-lo. Para alguns dos nossos realizadores, isso significa ter um lançamento nas salas de cinema e competir pelos prémios”, refere Scott Stuber.

Este é um sinal de que a Netflix pode agora ameaçar Hollywood. A Netflix lança diretamente os seus filmes na plataforma, contrariando o que tem sido tradicional ao longo de décadas, com os filmes a serem lançados nas salas de cinema por um período de 90 dias, para depois serem comercializados e chegarem às casas.

Com o aumento da quantidade de filmes a serem lançados por ano, mas principalmente com a promessa de maior qualidade desses filmes, a Netflix pode mudar esse paradigma clássico de Hollywood.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório