Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Cante alentejano, música e dança no Natal Clássico em Évora

Cante alentejano, música, teatro de marionetas e dança são algumas das atividades da edição deste ano do Natal Clássico em Évora, cujo programa arranca hoje, prolongando-se até ao início de janeiro, segundo o município.

Cante alentejano, música e dança no Natal Clássico em Évora
Notícias ao Minuto

15:08 - 07/12/18 por Lusa

Cultura Autarquia

O evento, organizado pela Câmara de Évora em conjunto com as juntas de freguesia e outros agentes culturais do concelho, promete um conjunto de iniciativas que remete "para o espírito mais clássico do Natal".

"A música, o teatro, a dança e a tradição do cante alentejano vão estar em diversos espaços, oferecendo a todos" os habitantes e visitantes da cidade alentejana "presentes imateriais de elevada qualidade", frisou o município.

As entradas nas iniciativas são gratuitas e não requerem marcação prévia, explicou autarquia, realçando que "o programa é vasto" e decorre até ao dia 03 de janeiro de 2019.

O "pontapé de saída" do Natal Clássico acontece, hoje à noite, às 21:30, na Igreja da Misericórdia, com um concerto pela Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana.

O bailado 'Lago dos Cisnes', protagonizado pela companhia Russian Classical Ballet, é a proposta de sábado, às 21:20, na Arena d'Évora, com interpretação dos bailarinos Evgeniya Bespalova, que "assina" também a direção, e Oleg Shaibakov.

Para dia 16, segundo o programa, está previsto um concerto da Associação Filarmónica 'Liberalitas Julia', na Casa do Povo dos Canaviais, assim como um Chá Dançante e Mercadinho de Natal, no Espaço Celeiros, e a atuação do Coro Polifónico 'Eborae Mvsica', na Igreja do Convento dos Remédios.

As marionetas tradicionais alentejanas Bonecos de Santo Aleixo, do Centro Dramático de Évora (Cendrev), vão "dar vida" ao "Auto do Nascimento do Menino Jesus" na Biblioteca Pública de Évora, entre os dias 17 e 22.

A Igreja de São Francisco vai acolher, no dia 19, um concerto pelo Coro da Universidade de Évora, com a participação especial das associações de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social, Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora, de Paralisia Cerebral e Chão dos Meninos.

O Cante ao Menino, na Igreja de Santo Antão, com os grupos Coral e Etnográfico 'Cantares de Évora', Coral 'Paz e Unidade' de Alcáçovas e Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, e um concerto pela Orquestra de Cordas da Sinfonieta de Lisboa, no Teatro Garcia de Resende, são as iniciativas agendadas para dia 22.

A Igreja de Santo Antão volta a ser o "palco" escolhido, no dia 23, para o concerto do Coral Évora, o mesmo acontecendo com o Convento dos Remédios onde, a 3 de janeiro, vai ter lugar um encontro sobre as tradições de Natal, Janeiras e Reis, referiu o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório