Meteorologia

  • 16 JULHO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Arouca com atividades culturais para traçar 'Retratos do Barroco'

'O Mosteiro de Arouca acolhe de sexta até quarta-feira o programa 'Retratos do Barroco', que pretende divulgar as tendências culturais desse período histórico na arquitetura, música, dança, pintura, teatro e até na farmacêutica e na gastronomia.

Arouca com atividades culturais para traçar 'Retratos do Barroco'
Notícias ao Minuto

14:06 - 11/07/18 por Lusa

Cultura Seis dias

A iniciativa antecipa a recriação histórica 'Arouca - História de um Mosteiro' e, segundo revela a autarquia local, pretende dar ao púbico "a oportunidade de descobrir os espaços conventuais ao mesmo tempo que poderá saborear a doçaria conventual e regional, assistir a concertos e espetáculos de teatro, tomar parte num jantar barroco, aprender alguns passos de dança da época e ficar a saber mais sobre iluminura da época e sobre o papel das boticas religiosas na sociedade portuguesa".

A programação arranca sexta-feira à noite com um concerto do grupo Cupertinos no cadeiral do Mosteiro de Arouca, seguindo-se no sábado uma mostra de licores e doçaria conventual e regional, nos claustros do mesmo edifício, e também a apresentação do livro "A doçaria portuguesa - Norte", de Cristina Castro, na sala do capítulo.

Outra proposta relacionada com gastronomia do período entre o final do século XVI e meados do século XVIII é o 'Jantar Barroco' anunciado para sábado à noite nos claustros do mosteiro, com animação pelo Ensemble Portingaloise e grupos locais - sendo que a participação está sujeita a inscrição prévia nos serviços da Câmara.

No mesmo dia haverá igualmente nos claustros um 'workshop' de introdução à dança barroca francesa, também pelo Ensemble Portingaloise e obrigando a inscrição prévia, e ainda o espetáculo de teatro 'Ventos da Discórdia', que o Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e Teatro de Montemuro apresentará na igreja do mosteiro.

O programa "Retratos do Barroco" prosseguirá depois na segunda-feira com um recital noturno de música da época no cadeiral, pelo grupo Iberian Ensemble, e continuará na terça-feira com um 'workshop' de iniciação à iluminura, segundo a técnica original, utilizando pigmentos naturais e folha de ouro. Essa oficina será conduzida pelo Atelier Sabbath, nos claustros, e os interessados deverão inscrever-se para o efeito antes.

A iniciativa terminará na terça-feira com duas propostas finais: uma palestra sobre 'O papel das boticas religiosas na sociedade portuguesa', que levará à botica do mosteiro o diretor do Museu da Farmácia, João Neto, e uma visita-jogo inspirada na 'Lenda da Rainha Santa Mafalda', novamente com inscrição prévia e tendo como cenários vários espaços do Mosteiro de Arouca.

'

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.