Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Rock in Rio: Para muitos, a ideia é "viver a experiência"

Há quem gaste 200 euros, quem não dispense um brinde e quem espere à sombra até ao concerto desejado. Para muitos dos espetadores, a ideia é viver "a experiência" do Rock in Rio Lisboa, que começa hoje.

Rock in Rio: Para muitos, a ideia é "viver a experiência"
Notícias ao Minuto

18:53 - 23/06/18 por Lusa

Cultura Reportagem

Algumas horas antes de começarem os concertos, milhares de pessoas passeavam na colina do Parque da Bela Vista, divagando pelos espaços promocionais e palcos, dividindo-se entre as que procuravam uma sombra e as que esperavam nas enormes filas para obter um qualquer brinde.

Com um sofá insuflável vermelho debaixo do braço, Fernanda, de Lisboa, disse à agência Lusa que está no festival pela primeira vez, "para ver o mundo do Rock in Rio e depois assistir a alguns concertos".

"O ambiente é que está a despertar interesse, a organização, a limpeza. Faz-me lembrar a Expo", afirmou, acompanhada de uma amiga.

Catorze anos depois da primeira edição em Lisboa, o festival Rock in Rio assume-se plenamente como um parque temático de música e divertimento. Quando se passa o pórtico de segurança encontra-se um miniparque com réplicas de dinossauros, gente a dançar coreografias improvisadas, uma roda gigante muito concorrida, um slide e cinco palcos de atuações, muitas famílias à procura de diversão.

Para Fátima e Edgar, de Guimarães, o Rock in Rio será uma experiência "completamente diferente" do que estão habituados a ver em festivais. Entre compra de bilhetes, viagens e gastos no recinto, a experiência vai custar-lhes cerca de 200 euros. Mas, compensará por causa dos Muse, cabeças-de-cartaz deste primeiro dia, garantiram.

Para António Sampaio, do Porto, esta também é uma estreia no festival, onde disse ter encontrado "um ambiente fantástico, bom tempo, muita gente, muita diversão e música". Feitas as contas, vai gastar também cerca de 200 euros.

Jaime, do Montijo, considerou que este ano o cartaz é "mais fraco" do que praticamente todas as edições onde esteve: "A organização é igual à dos outros anos, é boa".

Para ele, os festivais de música já não são o que eram. "O rock n'roll já não é o que era. Agora é para trazer as crianças e tudo em família", relatou.

Se não tivesse recebido bilhetes de oferta, Carla, e a filha Beatriz, de Odivelas, provavelmente não iriam ao festival. "Eu não sou muito dada a festivais nem a concertos, porque a confusão e muita gente stressam-me, mas, como tive esta oferta, vim com a pequenina. O tempo ficou favorável, do que vimos estamos a gostar", contou.

A oitava edição do festival Rock in Rio Lisboa começa hoje e prossegue no domingo e nos dias 29 e 30. O recinto abre às 12:00 e as atuações e atividades prolongam-se até às 02:00.

Quanto à música, o cartaz apresenta nomes como Muse, Bruno Mars, The Killers, Katy Perry, Demi Lovato, Jessie J, Ivete Sangalo e Xutos & Pontapés.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório