Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Há vikings e metal entre as últimas dez finalistas da Eurovisão

Esta quinta-feira subiram ao palco da Altice Arena, em Lisboa, os últimos 18 concorrentes da 63.º edição do Festival Eurovisão da Canção.

Notícias ao Minuto

22:25 - 10/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Lisboa

Terminou a segunda semifinal do 63.º edição do Festival Eurovisão da Canção. Nesta altura, estão já selecionados todos os países que vão marcar presença na final do festival, no próximo sábado, dia 12 de maio. Esta quinta-feira foram selecionadas as canções da Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e a Holanda.

Das 18 canções em competição, ficaram, portanto, afastadas da final de sábado as músicas da Roménia, São Marino, Rússia, Geórgia, Polónia, Malta, Letónia e Montenegro. 

As dez canções selecionadas juntam-se aos dez selecionados da primeira semifinal (Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda).

Estes 20 países juntar-se-ão aos cinco países fundadores (Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e França) e ao país anfritrião (Portugal) para a cerimónia final.

Recorde abaixo o minuto a minuto da emissão, feita a partir do Altice Arena, em Lisboa, acompanhado com os melhores momentos em vídeo.

--

22h06: OS 10 PAÍSES NA FINAL SÃO: Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda.

21h50: Um pequeno vídeo das cenas cortadas das gravações feitas pelos concorrentes nas diversas localidades portuguesas. Um bom momento de humor.

21h45: TERMINARAM AS VOTAÇÕES

21h36: As apresentadoras participam numa rábula com o intuito de mostrar a evolução dos estilos musicais na Eurovisão. Catarina Furtado, Filomena Cautela, Daniela Ruah e Sílvia Alberto dão uns passos de dança, à moda de antigas participação no festival.

21h35: Foram apresentados vencedores de edições anteriores, incluindo Salvador Sobral.

21h26: ABRIRAM AS VOTAÇÕES. 

21h20: O último país a subir ao palco é a Ucrânia. MELOVIN com ‘Under The Ladder’. Ganhou um concurso de talentos em 2015, na Ucrânia, e participou duas vezes na seleção para Eurovision Song Contest. Conseguiu com 'Under The Ladder'.

21h17: Chegou a vez da Eslovénia. Lea Sirk com ‘Hvala, Ne!'. Lea começou a cantar aos cinco anos de idade, participou em competições nacionais e internacionais e já fez parte de uma orquestra. Já imitou Salvador Sobral na versão da Eslovénia de A Tua Cara não me é Estranha.

21h13: É a vez de Montenegro: Vanja Radovanović com ‘Inje’. Com uma canção cantada em montenegrino, Vanja, com 36 anos, tenta um bom lugar para o seu país. Cantor profissional desde 2004, é também compositor e faz canções para outros artistas.

21h08: A Suécia segue-se. Benjamin Ingrosso com ‘Dance You Off’. Benjamin, com 20 anos de idade, toca piano e guitarra e conseguiu o seu primeiro êxito aos nove anos. É um dos artistas mais populares da Suécia.

21h04: A canção que se segue é da Letónia. Laura Rizzotto com ‘Funny Girl’. Laura, nascida no Brasil, é cantora e compositora. Aos 23 anos de idade, tem já um reportório de mais de uma centena de canções, com vários álbuns lançados.

21h00: Chegou a vez da Hungria: AWS com ‘Viszlát Nyár’. A banda de metal foi formada em 2006 por Bence Brucker, Dániel Kökényes, Örs Siklósi e Áron Veress. Soma Schiszler juntou-se mais tarde. Cantando em húngaro, o seu som inclui rock psicadélico, alternativo e pós-rock, apelando à diversidade.

20h54: Malta é o país que se apresenta agora. Christabelle com ‘Taboo’. Cantora e apresentadora, com 26 anos de idade, já participou em alguns programas de talentos. Já trabalhou com vários produtores e colocou vários singles nos tops de música. É embaixadora da Fundação de Bem-Estar da Sociedade no que diz respeito à saúde mental.

20h50: Segue-se a Polónia. Gromee feat. Lukas Meijer com ‘Light Me Up’. Gromee é da Cracóvia e Lukas Meijer, cantor e letrista, em Estocolmo.

20h46: É a vez da Geórgia. Ethno Jazz Band Iriao com ‘For You’. A banda de fusão, criada em 2013, apresenta uma canção em georgiano. Já foram convidados para festivais um pouco por todo o mundo, apresentando uma sonoridade que combina música georgiana com elementos mais modernos.

20h42: Segue-se a Austrália. Jessica Mauboy com ‘We Got Love’. Jessica é uma artista muito conhecida na Austrália. Iniciou a carreira com uma participação no Ídolos australiano, aos 16 anos de idade. Tem vários álbuns publicados e ainda mais prémios.

20h38: Eis a Holanda. Waylon, com ‘Outlaw in ‘Em’. Com quatro álbuns lançados, é o primeiro artista holandês a assinar com a Motown Label. Waylon, conhecido pela sua sonoridade folk, foi no ano passado mentor do The Voice of Holland.

20h33: Apresenta-se a Moldávia. DoReDos, com ‘My Lucky Day’. Marina Djundiet, Eugeniu Andrianov e Sergiu Mîța compõe este trio de folk moldavo, criado em 2011. No ano passado ganharam o concurso New Wave em Sochi, Rússia.

20h32: Quem publicar fotografias nas redes sociais com a hashtag 'All Aboard' pode vir a assistir ao concurso do próximo ano.

20h26: É a vez da Rússia. Julia Samoylova, com ‘I Won’t Break’. A cantora e compositora de 29 anos de idade, portadora de deficiência desde criança, foi finalista no Factor X. Com uma voz portentosa, foi também a cantora da cerimónia de abertura dos Paralímpicos de Inverno em Sochi em 2014.

20h22: Dinamarca, o país mais feliz do mundo, sobe ao palco. Rasmussen canta ‘Higher Ground’. Rasmussen é o nome artístico de Jonas Flodager Rasmussen, um professor vocal e cantor de musicais de 33 anos. Já cantou também em concertos de tributo a lendas como Elton John, Paul McCartney e ABBA.

20h17: San Marino apresenta-se. Jessika feat. Jenifer Brening cantam ‘Who We Are’. Jessika Muscat tem 29 anos e é cantora e atriz, tendo já representado o país no concurso em duas ocasiões anteriores. Jenifer Brening, de 21 anos, é uma cantora alemã. As duas trazem uma mistura de pop com hip hop.

20h13: É a vez da Sérvia. Sanja Ilić & Balkanika, cantam ‘Nova Deca’. A banda é muito conhecida nos Balcãs, sendo caracterizada pelo seu estilo, que combina 'world music' com ritmos locais.

20h10: Concorrentes da Roménia sobem ao palco. The Humans, com ‘Goodbye’. Adi Tetrade, Alin Neagoe, Alex Matei, Alex Cismaru, Corina Matei e Cristina Caramarcu, a vocalista, compõe esta banda, que nasceu de uma outra: Jukebox.

20h05: O primeiro concorrente a apresentar-se vem da Noruega. Alexander Rybak, com ‘That’s How You Write a Song’. Alexander, nascido na Bielorrússia, mudou-se em criança para Oslo. Toca violino desde criança e em 2006 ganhou a competição de talentos local. Já ganhou o Eurovision Song Contest, para a Noruega, em 2009. Ainda mais especial? Alexander cantou a canção número 1500 a ser apresentada num festival da Eurovisão.

20h03: As apresentadoras Catarina Furtado, Filomena Cautela, Daniela Ruah e Sílvia Alberto ensinam o público a dizer "Olá".

20h02: Esta quinta-feira serão selecionados os últimos 10 concorrentes a ganhar um lugar na final.

20h00: Segunda semifinal da 63.º edição do Festival Eurovisão da Canção já começou.

--

A segunda semifinal da 63.º edição do Festival Eurovisão da Canção realiza-se esta noite de quinta-feira, com transmissão na RTP1, a partir da Altice Arena, em Lisboa. São mais 18 países que sobem ao palco para mostrar as suas canções e conseguir um lugar na final, que se realizará no próximo sábado, dia 12 de maio.

Os países que concorrem nesta segunda semifinal são: Austrália, Dinamarca, Eslovénia, Geórgia, Hungria, Letónia, Malta, Moldávia, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Roménia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia e Ucrânia.

Os dez países que forem esta quinta-feira selecionados juntar-se-ão aos dez que passaram na primeira semifinal (Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda) e aos seis que beneficiam de acesso direto à final, ou seja, os cinco países fundadores (Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e França) e o país anfritrião (Portugal).

No total, serão 26 países a concorrer no próximo sábado. Entre eles estarão as concorrentes portuguesas, Cláudia Pascoal e Isaura, com o tema 'O Jardim'.

Recorde aqui os países que já foram eliminados, aqui aqueles que eram apontados como favoritos e aqui as regras do concurso.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório